quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

John Barry (1933-2011)




Venceu cinco Oscares, um Grammy e mais uma mão cheia de outros prémios, mas por mais distinções que John Barry possa ter somado ao longo da sua vida, será inevitavelmente sempre recordado pelo facto de ter sido o compositor que mais música deu aos filmes de James Bond. Tanto que, depois do nome dos actores que vestiram a pele do agente secreto 007, o nome mais conhecido do universo James Bond no cinema não é o de nenhum realizador em particular, mas sim o de John Barry, tantas foram as bandas sonoras e canções que compôs, entre as quais momentos icónicos como Goldfinger, From Russia With Love, You Only Live Twice ou Diamonds Are Forever, o maior êxito atingido em 1985 na colaboração com os Duran Duran em A View To A Kill.


Filho de uma família já com uma relação com o mundo do cinema, descobriu a música quando fez o serviço militar, apresentando-se pouco depois num pequeno combo. Em finais dos anos 50 trabalhava na EMI, para a editora assinando arranjos para canções de vários artias. E foi às suas mãos que foi parar a partitura que Monty Norman compusera para Dr. No, do seu arranjo nascendo o célebre James Bond Theme. A sua ligação ao universo James Bond foi extensa, prolongando-se até 1987, ano em que assinou a música de The Living Daylights.




Além do universo James Bond a história de John Barry passa por inúmeros outros trabalhos para o cinema, entre os quais a música para filmes como Born Free (1967), de James Hill (que lhe valeu dois Oscares, um pela canção outro pela banda sonora),O Cowboy da Meia Noite (1969), de John Schlesinger, África Minha (1985), de Sydney Pollack ou Danças com Lobos (1990), de Kevin Costner.




Imagens de uma actuação ao vivo em 2001, ao som do tema de Goldfinger e do tema central de James Bond. O maestro? Chama-se John Barry.




Sem comentários: