segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gary Moore (1952 - 2011)












Lendário guitarrista, personalidade incontornável na história das relações entre rock e blues, Gary Moore faleceu subitamente, a 6 de Fevereiro, quando se encontrava em férias em Estepona, Espanha — contava 58 anos.


Nascido em Belfast, de nome completo Robert William Gary Moore, teve uma carreira multifacetada, do blues-rock ao heavy metal, por vezes integrando referências de outros domínios como o country ou o jazz. Em todo o caso, as suas sucessivas passagens pelos Thin Lizzy, formados em Dublin, em 1969, conferem-lhe um bilhete de identidade fortemente ligado ao hard rock. Começou nos Skid Row, aí tendo iniciado também a sua associação com Phil Lynott, futuro líder dos Thin Lizzy — Lynott foi colaborador regular da carreira a solo de Moore, lançada com Grinding Stone (1973), o primeiro de duas dezenas de álbuns de estúdio. Além de ter passado ainda pelos Colosseum II, Greg Lake, BBM e Scars, trabalhou ao longo dos anos com as mais variadas personalidades, incluindo George Harrison, Jim Capaldi e The Beach Boys. O seu derradeiro álbum a solo, Bad for You Baby, foi editado em 2008.

Este é um registo ao vivo de Parisienne Walkways, grande sucesso do álbum Back on the Streets (1979), com Gary Moore e Phil Lynott.


>>> Obituário no jornal The Irish Times.
>>> Site oficial de Gary Moore.
>>> Site oficial dos Thin Lizzy.
fonte

Sem comentários: