sábado, 26 de fevereiro de 2011

Katalin Varga


Katalin Varga (Hilda Péter) é repudiada pelo seu marido e ostracizada por toda a aldeia, sendo obrigada a partir com Orban (Norbert Tankó), o seu filho de dez anos, numa longa e incerta viagem em busca do verdadeiro pai da criança. Durante 11 anos, ela guardou o segredo e não se atreveu a seguir as estradas da Transilvânia, mas nada do que a trouxe até ali foi esquecido. Ao longo do caminho, as paisagens cada vez mais perturbadoras lembram-na que, no final da jornada espera-a o seu passado mas, com ele, também a possibilidade de remição.


Primeira obra de Peter Strickland, um filme bucólico na Hungria rural sobre vingança e redenção. Urso de Prata no Festival de Berlim de 2009 - Prémio para a Melhor Contribuição Artística.

«Gostamos da protagonista (Hilda Peter), de presença forte e ambígua q.b., gostamos sobretudo do trabalho de "des-naturalização" da própria natureza, que passa sobretudo pelo som, "tridimensional", a transformar os ruídos da floresta, dos rios, do vento, numa espécie de coro para as desventuras da personagem. Se não perder esta capacidade de dar um sentido muito específico, e muito integrado, à observação (ou à escuta) da paisagem, não há razão para que não se venha a ter alguma curiosidade pelos futuros cometimentos de Strickland,nos Cárpatos ou aonde for.» Luís Miguel Oliveira, Público




Sem comentários: