domingo, 21 de agosto de 2011

As capas dos Smiths...


(...). Aqui não estão “as melhores capas” e sim as que têm história para contar. Sempre gostei das soluções encontradas por Morrissey para cada lançamento. Sim, além de vocalista, os layouts eram de sua responsabilidade. Dia 3 de outubro toda obra será relançada em edição de luxo. Discos e singles foram remasterizados a partir dos takes originais e tiveram supervisão direta do guitarrista Johnny Marr. Está no pacote The Complete Picture, dvd com os clipes e apresentações ao vivo.

1. THE SMITHS

Imagem captura de Flesh, de 1968. Filme de arte de Andy Warhol, que compõe a trilogia formada por Trash Heat.
O modelo é Joe Dallesandro que também aparece na capa de Sticky Fingers, dos Rolling Stones.

2. THE QUEEN IS DEAD

Alain Delon ilustra a capa de The Queen Is Dead. Quando The Smiths acabou, Morrissey declarou que jogou no lixo todos os pertences que lembravam sua antiga banda, menos a carta que recebeu do ator francês elogiando o trabalho.

Atenção aos 2 minutos e 25 segundos do video

3. THIS CHARMING MAN

Orphée, de 1950, foi dirigido por Jean Cocteau e estrelado por Jean Marais. Na cena original o personagem tenta seguir algumas pessoas através de um espelho, mas não consegue. Minutos depois ele acorda deitado sobre uma piscina.

Atenção a 1 minuto e 30 segundos do video

4. WHAT DIFFERENCE DOES IT MAKE?

The Collector conta a história de Frederick Clegg, jovem solitário que coleciona borboletas. Ele é apaixonado por Miranda Grey, estudante de arte, e é incapaz de fazer qualquer contato com ela por causa da timidez. Sua vida muda após ganhar prêmio de loteria, o que permite comprar casa no campo. O sentimento de solidão aumenta e ele resolve “colecionar” a jovem.
Dois momentos importantes na carreira do ator Terence Stamp: como o General Zod, em Superman II, de 1980…
…e como Bernadette no filme Priscilla - A Rainha do Deserto.

5. THE COMPLETE PICTURE

Compilação de clipes e apresentações ao vivo, lançada em 1992. O ator de capa chama Richard Davalos. Ele também aparece em Strangeways, Here We Come, último disco de estúdio do The Smiths. As duas imagens foram capturadas do filme East Of Eden, estrelado por James Dean. É possível reconhecer sua mão?
A ideia original para Strangeways… era usar imagem de Harvey Keitel, em Quem Bate À Minha Porta, de Martin Scorcese, filmado em 1967. O ator não autorizou o uso de sua imagem.
Capa oficial…
…e opção não autorizada.

6. I STARTED SOMETHING I COULDN’T FINISH


Atenção a 1 minuto e 32 segundos do video

7. STOP ME IF YOU THINK YOU’VE HEARD THIS ONE BEFORE

As duas imagens foram capturadas do filme The Family Way, de 1966. A atriz chama Avril Angers, o ator Murray Head. O filme conta história de jovem casal que após cerimônia de casamento, viajaria para Ilha Majorca, na Espanha, mas descobre que foi enganado pelo agente de viagem. A trilha foi escrita e gravada por Paul McCartney, em 1967. O título aparece como “The George Martin Orchestra - The Family Way Original Motion Picture Soundtrack”. Ela é considerada o primeiro disco solo de um ex-Beatle, embora Wonderwall Music, de George Harrison, ter sido lançado em novembro de 1968.

8. PANIC

O ator americano chama Richard Bradford. Nos anos 60 ele estrelou Man In A Suitcase, série de televisão, no Reino Unido. Depois de ver o trabalho pronto, ele declarou: “Eu lembro-me dos The Smiths. Ouvi que eles eram uma grande banda. Eles queriam usar minha imagem e eu disse SIM. Eles mandaram apenas a capa, sem o disco dentro. Eu nunca escutei Panic.”

9. WILLIAM IT WAS REALLY NOTHING

A versão original do single, em vinil, vem com a atriz Billie Whitelaw na capa. A imagem foi capturada do filme Charlie Bubbles, de 1967. Anos depois, a versão em cd, lançada no Reino Unido, tem o ator Colin Campbell do filme The Leather Boys, de 1964.

Cenas do filme The Leather Boys viraram o clipe da música “Girlfriend In A Coma”.

Em 1988 a atriz Billie Whitelaw participou do clipe “Everyday Is Like Sunday”, do Morrissey. Ela aparece dirigindo o carro e segurando a chaleira elétrica.

10. SINGLES

A banda acabou em 1987. Em 1992 chegou ao mercado a compilação Best I e II. Três anos depois Singles foi lançado com a atriz Diana Dors na capa. A imagem foi capturada de Yield Into The Night, de 1956, dirigido por J. Lee Thompson.

EXTRA: SHOPLIFTERS OF THE WORLD UNITE

Primeira foto oficial de divulgação de Elvis Presley, registrada em 1955 por James R. Reid, seu cabelereiro.

2 comentários:

João Tavares disse...

Adoro a capa de "The Queen Is Dead". Excelente post... Abraço :)

Tiago Carvalho disse...

quem diria, fantástico!