quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

The Troll Hunter





O ponto de partida da ideia não mora muito longe do que em tempo vimos em The Blair Witch Project ou, mais recentemente, em Colverfield. The Troll Hunter (no título originalTrolljegeren), do norueguês Andre Ovredal é um “mockumentary” que nos apresenta o que supostamente seria a montagem de gravações encontradas e nas quais é reconstituída a tentativa de rodagem de um documentário sobre um caçador de trolls... Estamos algures por uma região montanhosa na Noruega, longe de grandes centros urbanos. Uma equipa de estudantes, com um projecto de cinema em mãos, escolhe um estranho e calado homem como alvo da sua curiosidade, acabando por descobrir que se trata de um caçador de trolls, com ele partindo em missões que uma outra equipa tenta manter em segredo a todo o custo, escondendo da população a existência destes monstros que todos acham não existirem senão em lendas e outras narrativas de ficção.


Se o dispositivo narrativo (e visual) segue o dos que os filmes acima referidos já experimentara, o valor “acrescentado” de Troll Hunter nasce de um permanente cruzar da acção (onde não faltam os inevitáveis arrepios com sons e perseguições no escuro) com instantes de hilariante humor, da soma resutando um filme que mais parece piscar o olho aos códigos da comédia que aos do cinema de terror.


Imagens do trailer de The Troll Hunter.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fixe!

Ricardo Silva disse...

Olha, que engraçado! Vi este filme noutro dia e gostei muito! Nunca pensei que aparecesse por aqui este filme... mas lá está, sempre a surpreender! :)