quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Despojos de Inverno — Winter's Bone

Despojos de Inverno — Winter's Bone, tem quatro nomeações para os óscares(já premiado em Sundance) — é um modelo de austeridade conceptual e narrativa, desmontando o negrume e as relações interiores de uma zona do Missouri marcada pela fabricação de drogas e assombrada pela pobreza. A estreia portuguesa está marcada para 17 de Fevereiro. Eu já tive a sorte de ver este filme em "ante -estreia" e levei um murro no estômago! É um filme tão cru como a cena de violência protagonizada por Vigo Mortenssen no filme Uma História de Violência, que aliás também me deliciou, o filme, não essa cena!

Winter's Bone leva-nos na memória até a outro filme de culto que é Fargo. Onde a comédia deste último dá lugar ao drama num Inverno que não passa. Frio, relações pessoais pouco estandardizadas e muita relação humana por um fio, às vezes da navalha. Winter's Bone tem uma actriz fabulosa de apenas 19 anos, candidata a um óscar, Jennifer Lawrence, ou Ree como no filme. Ela é a chama que nos aquece ao longo de toda a narrativa que, acreditem, gela qualquer um. Na sua gigante cruzada para tentar alimentar os seus irmãos, tratar da sua mãe, que está mentalmente incapaz, e procurar o pai que, de pai, apenas tem o nome, esta adolescente/adulta encanta-nos com a sua força. Apesar das lágrimas que a minha mulher ia destilando ao longo do filme este filme engrandece e permite-nos acreditar, ainda que por breves momentos, que a humanidade não está perdida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso também já vi o filme e confesso que esperava outra coisa, e como tal fiquei desapontado. Tenho sérias reservas em relação aos Óscares, mas depois vemos...

Ricardo Silva disse...

Muito bem! Mas que bela crítica! Ainda não vi o filme, mas pela tua descrição, já fiquei com uma imagem do mesmo...
Obrigado! :)

Miguel disse...

Está bem. Dá graxa ao cágado!