terça-feira, 17 de novembro de 2009

Trabant


Espreitando o muro, de ocidente para Leste, o panorama da antiga Berlim Oriental mostrava trânsito essencialmente habitado por um carro do qual o ocidente só ouviu falar (com grande projecção mediática, entenda-se) quando os U2 o tomaram como um dos ícones de Achtung Baby e da Zoo TV Tour que se seguiu. Falamos do Trabant, o carro produzido na antiga RDA, e cuja publicidade era essencialmente assentes nas suas características: o facto de poder transportar quatro adultos e bagagem.
O Trabant tinha um motor a dois tempos que largava algum fumo, uma performance discreta, mas longa resistência (cerca de 28 anos). Hoje é recordado como um dos símbolos da velha Alemanha de Leste. O carro era habitualmente referido como “Trabi”.
A imagem que abre o posto mostra um Trabant rompendo o muro. Esta é uma das imagens que vemos numa das secções pintadas na East Side Gallery, uma porção do muro, na face virada para a antiga Berlim Leste, perto da estação de comboios Berlin Ostbahnhof, pintada em 1990.


Imagens de anúncios que, na Alemanha de Leste dos anos 60, chamavam a atenção para um novo modelo do Trabant: o Trabant 601, a segunda variante do modelo original, que se manteve em produção entre 1961 e 1991.

Os U2 tomaram o Trabant como um dos símbolos para o álbum Achtung Baby, que gravaram em Berlim em inícios dos anos 90. As capas dos singles extraídos do álbum mostram pormenores de Trabants pintados. Num dos telediscos de One (o assinado por Corbijn) vemo-los a bordo de um Trabant. E no palco da Zoo TV Tour, alguns carros foram usados como adereço, os seus faróis servindo parte do sistema de iluminação.


Um novo Trabant, eléctrico, está a ser desenvolvido para uma eventual comercialização. Trata-se de um carro eléctrico, com painéis solares no tejadilho… O design é uma versão actualizada, mas respeitadora da linha original. Um protótipo foi apresentado este ano no Salão de Frankfurt.


in: sound+vision

1 comentário:

Johnny Moon disse...

Grande Máquina!!
Saia pra cá um post sobre a Skoda!!! :)
E já agora, os Beatles dentro de um Mini... Search, please...