sábado, 14 de novembro de 2009

O lado musical de Berlim

Chegou a ser conhecido pelo nome Hansa By the Wall, mas hoje é apenas referido como Hansa Tonstudios. É um dos mais célebres estúdios de gravação na Europa, tendo albergado sessões de gravação para figuras como David Bowie, Brian Eno, Iggy Pop, os Japan, Depeche Mode, Killing Joke, Nick cave & The Bad Seeds ou os U2, entre muitos mais. Estes últimos gravaram ali Achtung Baby, álbum que reflecte os dias da queda do muro e a nova Berlim que então nascia. Uma das versões do teledisco de One, realizada por Anton Corbijn, mostra os U2 nestes estúdios.
Os estúdios foram fundados por dois irmão em meados dos anos 60, mas só em 1972 se deslocaram para o local onde ainda hoje moram. Era então um edifício quase isolado, na desolada zona nas imediações da velha Potsdamer Platz, e com o muro a passar bem perto das traseiras… Daí o nome que muitos músicos lhe davam: Hansa by the Wall…

A queda do muro deixou vasto espaço livre em seu redor, pelo que hoje o edifício é um entre os muitos que vemos, de cara lavada, na Kothener Strasse, junto à alameda do parque Felix Mendessohn Bartholdy, e a dois minutos a pé da renascida Potsdamer Platz. Passando na rua mal imaginamos que ali mora tanta história. Há um restaurante no rés do chão, uma sala de eventos no primeiro andar (muito usada para festas durante a Berlinale) e alguns pequenos escritórios no mesmo edifício.



David Bowie gravou aqui quando viveu em Berlim. Low ainda implicou sessões noutras paragens, mas o álbum Heroes nasceu e ganhou forma dentro destes estúdios. Iggy Pop foi outra das presenças regulares na mesma época. Já em inícios dos anos 90, os U2 ali registaram, com Brian Eno e Daniel Lanois, o marcante Achtung Baby.

Sem comentários: