quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bob Dylan ~ Christmas in the Heart


Chamar de segunda juventude ao actual renascimento de Bob Dylan é incorrecto. O que o histórico músico tem feito desde o belíssimo álbum "Time Out of Mind" (de 1997) exige uma maturidade (um background de música americana no seu pleno) que nenhuma juventude pode comprar instantaneamente, nem mesmo com a sua rebeldia.
Nesta onda prolífica que tem abençoado Dylan, surge esta acção de boas graças: o álbum de cânticos natalícios "Christmas in the Heart", cuja receita do artista (os royalties) reverte para duas grandes organizações de combate à fome, a World Food Programme (das Nações Unidas) e a britânica Crisis.
Bob Dylan transforma-se numa espécie de Pai Natal de blues-folk que à maneira original do mito finlandês, de forma muito musical e sem penetrar pelas chaminés, ajuda os pobres.
Neste disco de versões e como se prevê, a lenda sexagenária é encontrada no seu habitat, embalando num arquivo folk velhinho e num magnetismo natalício que dão uma magia infantil (elogio) a cada uma das 15 canções, com uma temática cristã com que a tempos Dylan se identifica.
'Here Comes Santa Claus', 'Winter Wonderland' e 'The Little Drummer Boy' passam a conhecer a voz velhinha, rouca e antipática de Bob Dylan, enfeitada por coros gospel-folk ora femininos, ora masculinos, como se fossem o seu presépio ou a sua árvore de Natal. A guitarra steel, os mandolins e as harmónicas aparecem-nos estreladas e soam-nos confortáveis à lareira.
Entre as filhós, o peru assado e as velinhas, pode também agora brilhar a música country-folk de Bob Dylan. Por certo que o álbum "Christmas in the Heart", rico em momentos de rara beleza, não destoa numa qualquer noite de Consoada.

Sem comentários: