quarta-feira, 11 de maio de 2011

Google lança serviço de música digital

A Google acabou de lançar um novo serviço de música digital, o Music Beta. Este serviço, apresentado durante o evento anual "Google I/O", permite que cada utilizador faça o upload das suas próprias faixas de áudio para um servidor e as tenha acessível em qualquer lugar.

No entanto, e para já, o serviço apenas estará disponível nos Estados Unidos da América, como é possível ver ao aceder ao website oficial. Apenas acessível por convite, ao clicar no botão para proceder ao pedido de adesão, o utilizador que não se encontre nos EUA recebe a mensagem de que a versão beta desta plataforma apenas está "disponível nos Estados Unidos". 

Muitos já o comparam ao leitor recentemente lançado pela Amazon, mas ainda é cedo para conjecturar. O certo é que, para já, o serviço também não conta com a colaboração das grandes editoras musicais mundiais, tudo indica por conflitos de interesse. Em declarações ao New York Times, o director de conteúdo digital para Android chegou mesmo a dizer que "algumas das grandes editoras discográficas não colaboraram muito" e "solicitaram uma lista de termos de negócio que eram insensatas e que não nos permitiria construir um produto sustentável". Por isso mesmo, a Google não vai "depender de alianças que se provaram frágeis". 

Posto isto, o que é possível fazer, afinal, com este Music Beta? Fazer upload de músicas para um servidor, que depois poderão ser ouvidas em qualquer computador com acesso à Internet, em telemóveis Android e em tablets através de streaming. O limite de upload gratuito será, diz-se, de vinte mil músicas. De fora ficam, por exemplo, opções de compra directa de músicas ou, por exemplo, a partilha de canções com amigos.

Para saber mais sobre o Music Beta da Google, pode sempre consultar as dicas contidas no próprio site. No entanto, ainda não há data para o lançamento do produto a nível internacional.

Sem comentários: