sábado, 14 de maio de 2011

Dolores Fuller (1923 - 2011)










Célebre pelas suas colaborações com o realizador Ed Wood, a actriz Dolores Fuller faleceu no dia 9 de Maio, em Las Vegas — contava 88 anos.
De seu nome verdadeiro Dolores Eble, participou em títulos como It Happened One Night/Uma Noite Aconteceu (1934), de Frank Capra, e The Blue Gardenia/A Gardénia Azul (1953), de Fritz Lang, mas sempre em papéis muito secundários. A sua fama lendária, eminentemente kitsch, nasce da participação em filmes de Ed Wood, "o pior cineasta de sempre", autor do célebre Glen or Glenda (1953), sobre um homem que se transfigura em mulher — na altura namorada de Wood, Dolores Fuller assume a personagem da companheira do protagonista, interpretado pelo próprio realizador. Sob a sua direcção, participou ainda em Jail Bait (1954) e Bride of the Monster (1955).
Com uma carreira televisiva especialmente ligada à música, tentou, sem êxito, obter um papel num filme, Blue Hawaii (1961), com Elvis Presley. Acabaria por compor uma das respectivas canções, Rock-A-Hula Baby [ver video]. Seria o começo de uma colaboração que se traduziu na gravação, por Elvis, de uma dúzia das suas canções, incluindo I Got Lucky — entre os que, na época, gravaram canções de Fuller incluem-se Nat King Cole e Peggy Lee. No ano de 2008, publicara a sua autobiografia: A Fuller Life: Hollywood, Ed Wood and Me.



>>> Obituário no Los Angeles Times.
fonte

Sem comentários: