sábado, 26 de setembro de 2009

Yardbirds ~ mais uma "reunião"

Eric Clapton e Jeff Beck, dois dos guitarristas que passaram pelos Yardbirds, vão dar um concerto em conjunto em Londres.
O espectáculo único está marcado para o dia 13 de Fevereiro de 2010 na O2 Arena da capital britânica, sendo a segunda vez que as lendas do rock tocam no mesmo palco, nos últimos tempos.
«Eric [Clapton] e eu tocámos juntos no Japão, no início do ano e divertimo-nos imenso. Desde aí mantivemos o contacto e temos falado sobre fazer algo parecido para os nossos fãs», comentou Jeff Beck citado pela Uncut. «Sempre considerei o Jeff Beck, como um dos melhores guitarristas vivos. É um amigo, um tipo espectacular e um músico dotado. Divertimo-nos tanto no Japão que é natural voltarmos a tocar juntos», disse por seu lado Eric Clapton.
Os Yardbirds tiveram várias formações, entre o nascimento em 1963 e a separação em 1968. Keith Relf, Anthony Topham, Chris Dreja, Paul Samwell-Smith e Jim McCarty foram os membros originais do grupo, uma formação pela qual passou, além de Clapton e Jeff Beck, Jimmy Page. Em 1968, o famoso guitarrista britânico fundou os New Yardbirds ao lado de Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, hoje em dia mais conhecidos pelo nome que viriam a assumir ainda nesse ano, Led Zeppelin.
Jim McCarty e Chris Dreja reformularam os Yardbirds originais nos anos 90. A reunião resultou num disco com novas versões de temas antigos do grupo, intitulado "Birdland" e editado em 2003, ao lado de discos ao vivo registados já no novo século, tais como "Live at B.B. Kings Blues Club", lançado em 2007. A formação do grupo tem mantido a tradição de ir mudando ao longo dos anos. Hoje em dia, apenas restam o baixista Chris Dreja e o baterista Jim McCarty como membros originais da veterana banda.

Sem comentários: