sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Legendary Tigerman



Paulo Furtado sempre fez tudo à sua maneira. Tanto como líder dos Tédio Boys e Wraygunn, como sob a capa de Legendary Tigerman, há algo que paira sempre sobre a obra do músico de Coimbra: a liberdade.
Com cinco álbuns na bagagem, os três primeiros editados sem filiações limitativas com editoras, Tigerman permaneceu durante largo tempo um certo segredo que o público português foi acarinhando até o guitarrista explodir com a sua ode ao feminino em "Femina", de 2009.
Este disco levou Tigerman aos palcos dos Coliseus do Porto e de Lisboa, para a devida aclamação. Chega agora o DVD que imortaliza esses concertos. E como Tigerman só se rege pelas suas regras, a edição chega ao público através de uma publicação especializada, a revista Blitz, e não no circuito normal do mercado de lançamento de música. Significa isto, que o DVD é, para já, uma edição limitada e destinada aos fãs mais atentos.

A escolha recaiu sobre o concerto na Invicta, a primeira das duas noites de blues, rock and roll e sensualidade que o guitarrista preparou para o público. Ao todo, são 27 os temas que Furtado interpreta a solo ou muito bem acompanhado das meninas Cláudia Efe (o clássico 'Honey You're Too Much', o atrevido 'Light Me Up Twice'), Lisa Kekaula dos Bellrays (o longínquo 'I'll Make You Mine', a explosão de 'The Saddest Thing to Say' e a escuridão de 'Jockey Full of Bourbon' de Tom Waits), Rita Redshoes (o intimista 'Hey, Sister Ray' e a tradição de 'Lonesome Town') e Phoebe Killdear ('& Then Came the Pain').
No DVD, as câmaras fazem o seu melhor para honrar os pontos fortes de cada intérprete. Cláudia Efe e Lisa Kekaula aparecem como as femme fatales que são e Redshoes é filmada sob uma luz cândida, com alguma marotice quando se senta à bateria para 'Jockey Full of Bourbon'.

Se a presença feminina antecipava-se depois da escuta de "Femina", as surpresas do concerto são as presenças dos Dead Combo («a banda mais bem vestida de Portugal», como os descreve Furtado), de Mick Collins e Jim Diamond, que vêm dar um banho de fumo e whisky a 'Big Black Rusty Pussyboat' e 'Girls', canções nunca antes tocadas ao vivo, e a verdadeira trip de beat, blues, dub, hip hop, electro e rock que Nel Assassin, Dj Ride, João Doce e o próprio Tigerman oferecem a 'Say Hey Hey' e 'Rock'n'Roll Freakout!'.
Entrelaçados pelo humor irónico mas tímido do guitarrista, os temas vão fluindo até desembocarem na entrada em palco dos Wraygunn e a energia de 'She's a Go-Go Dancer'. O olhar para o passado, acaba por ser um lançamento para o futuro com o grupo a apresentar um novo tema chamado 'Kerosene Honey', outra estreia.

No final, voltamos a Tigerman a solo para interpretar a arrepiante versão de 'True Love Will Find You in the End', de Daniel Johnston. Porque o melhor blues nasceu na beira de estrada entre o cantor e a sua guitarra.
Esta é uma edição obrigatória para quem segue a religião Tigerman e como registo de um dos melhores concertos que os Coliseus de Porto e Lisboa receberam no ano que passou.

Sem comentários: