segunda-feira, 24 de setembro de 2012

“Homeland” destrona “Mad Men” nos Emmy


A série televisiva norte-americana “Homeland” tornou-se na surpresa da noite de domingo, ao vencer o galardão de melhor série dramática nos prémios Emmy. Nos prémios que são considerados o equivalente aos Óscares para a televisão, "Homeland" (intitulada "Segurança Nacional" em Portugal) bateu a saga dos publicitários “Mad Men”, que detinha este título há quatro anos consecutivos.

"Segurança Nacional” e “Game of Thrones” ("A Guerra dos Tronos"), ambas disponíveis no cabo em Portugal, foram as mais premiadas pela Academia das Artes e Ciências Televisivas norte-americana nesta 64.ª edição dos Emmy. Ambas levam seis estátuas para casa. 

O título de melhor comédia ficou pela terceira vez nas mãos de “Modern Family” (“Uma Família Muito Moderna”). Também esta série é exibida na TV por subscrição em Portugal.

“Mad Men” – cujas primeiras temporadas passaram por cá em sinal aberto, na RTP2 – esperava fazer história nesta edição: se tivesse vencido o título de melhor série dramática seria a primeira a conseguir manter o prémio cinco anos consecutivos. 

Mas a noite pertenceu mesmo a “Segurança Nacional”, que conseguiu ainda os prémios de melhor actor (Damien Lewis), melhor actriz (Claire Danes) e melhor guião (Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff). A estes somam-se os dois prémios de carácter técnico, entregues na semana passada.

Damien Lewis, que interpreta um soldado americano de regresso a casa depois de ter estado no Iraque, onde esteve alguns anos em cativeiro, mostrou-se surpreendido ao receber o prémio. Foi a sua primeira nomeação e deixou para trás Jon Hamm, o protagonista de “Mad Men”, que arrecadou o galardão nos últimos cinco anos. 

Ao receber o prémio de melhor série dramática o produtor executivo Alex Gansa elogiou toda a equipa de “Segurança Nacional”. “É o grupo mais talentoso com quem já trabalhei, tenho uma sorte incrível”, disse Gansa, destacando os premiados, nomeadamente, a “incomparável Claire Danes e o irresistível Damian Lewis”.

Sem comentários: