quinta-feira, 26 de abril de 2012

Primeiros dez minutos de "The Hobbit" dividem opiniões por ser filmado a 48fps





Foram exibidos dez minutos de The Hobbit: An Unexpected Journey, de Peter Jackson, durante a CinemaCon e, à parte do conteúdo narrativo, algo que gerou um destaque e buzz maior foi o facto de este ter sido filmado em 48fps.

Expliquemos: os filmes actuais são filmados a 24 frames por segundo, filmar a 48fps implicará, na teoria, uma grande evolução do cinema actual, com uma enorme melhoria de imagem e um 3D que não causará, por exemplo, fadiga ocular. E na verdade grande parte das opiniões que chegam deste visionamento em 48fps é que esta tecnologia marcará com certeza o «futuro do cinema», porém as reacções não foram completamente positivas, trazendo alguns senãos.

As paisagens do filme foram consideradas «incríveis e comparáveis a um documentário da natureza em IMAX 3D» e «mais reais do que alguma vez vistas». Porém, a opinião mudou quando as imagens se começaram a centrar nas personagens do filme onde tudo parecia «tão diferente e tão chocante», uma mudança absolutamente radical, tão «inflexivelmente real que até parecia falso». Essa diferença notou-se ainda mais em detalhes como a maquilhagem, os cenários ou o guarda-roupa onde «não parecia um universo diferente, mas sim um efeito especial, um cenário dos bastidores das filmagens com os actores no guarda-roupa do filme». Uma das maiores acusações é a de que as imagens «não pareciam cinematográficas» e o «movimento dos actores parecia estranho».

Pelas reacções no final do visionamento, diz-se que esta tecnologia poderá ser mais polarizadora de opiniões que a passagem ao uso do 3D e que restará ver se os projectores digitais actuais poderão ser facilmente melhorados para 48fps antes de Dezembro, quando o filme será lançado.

The Hobbit: An Unexpected Journey estreia a 14 de Dezembro de 2012, nos Estados Unidos.

Sem comentários: