quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fantasporto III

Continuamos a apresentar os nossos destaques para o Fantasporto 2012, que decorrerá no Teatro Rivoli, no Porto, de 20 de Fevereiro a 4 de Março.


Estreado no Fantastic Fest 2011, Calibre 9 é uma produção francesa de acção centrada na história de uma prostituta que decide deixar a profissão apesar do seu proxeneta não gostar da ideia. Um filme sangrento, bastante inspirado na acção frenética do cinema de Luc Besson.


Antologia de histórias de vários autores que segue uma jovem que ao se encontrar obcecada por um teatro abandonado decide entrar e aí assiste a um dos mais bizarros espectáculos de sempre, como uma marioneta com traços humanos (interpretada pelo alemão Udo Kier) a contar seis histórias assustadoras.



Integrado na secção Semana dos Realizadores e vencedor do Grande Prémio do Festival Internacional de Varsóvia 2011, Rose centra-se na história de uma mulher cujo marido alemão foi morto durante a II Guerra Mundial, deixando-a sozinha na sua fazenda. Para sobreviver no pós-guerra, ela terá que contar com a ajuda de um soldado polaco.


Estreia mundial da segunda longa-metragem de Artur Serra Araújo que em 2007 venceu um Prémio Especial do Júri na secção Semana dos Realizadores por Suicídio Encomendado. Na história seguimos uma delegada de propaganda médica que se envolve inconsequentemente com médicos. O filme conta com Maria João Bastos (Mistérios de Lisboa), São José Correia (O Inimigo Sem Rosto), Catarina Wallenstein (Singularidades de uma Rapariga Loura) e José Wallenstein (A Caixa). 



Estreado na secção Golden Camera do Festival de Cannes 2011, acabou por vencer o prémio FIPRESCI do Festival Internacional de Varsóvia. Da Bulgária chega-nos a história de um jovem estudante de arte que enquanto viaja à boleia encontra Avé, uma jovem de 17 anos que fugiu de casa.



De Israel seguimos a história de uma mulher que luta contra uma adição por sexo, enquanto tenta manter um novo relacionamento e criar duas filhas. Nomeado para três prémios da Academia de Cinema Israelita, o polémico filme estreou no Festival de Cannes 2011.


O filme segue a história de um sensível jovem que se apaixona por uma bonita, mas louca mulher, acabando por se ver envolvido num triângulo amoroso, que poderá destruir a vida de todos eles. Venceu o prémio do júri no Beverly Hills Film Festival 2011 para Melhor Produtor.



Sem comentários: