quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cannes 2011



Faye Dunaway, fotografada por Jerry Schatzberg, está no cartaz da 64ª edição do Festival de Cannes (11/22 Maio). É o reencontro feliz com uma imagem icónica de 1970.


Para a actriz, esse foi um período de consagração plena, em especial após Bonnie e Clyde (1967), de Arthur Penn, filme em que, contracenando com Warren Beatty, ajudava à reconversão crítica dos valores romanescos do cinema clássico. Schatzberg, fotógrafo dos mundos do cinema, da música e da moda [mais exemplos em baixo], distinguia-se por um olhar austero e depurado, capaz de refazer alguns valores clássicos do glamour. Estrear-se-ia na realização cinematográfica, precisamente dirigindo Dunaway, em Puzzle of a Downfall Child/Tempo de Viver (1970), sobre a decomposição emocional de uma modelo. Seguiram-se Pânico em Needle Park(1971), primeiro papel principal de Al Pacino, um retrato ousado dos circuitos de consumo da droga em Nova Iorque, e O Espantalho (1973), de novo com Pacino e Gene Hackman, uma espécie de moderno "on-the-road" que acabaria por arrebatar a Palma de Ouro em Cannes.


Jerry Schatzberg e Faye Dunaway estarão presentes em Cannes para apresentar uma cópia restaurada de Puzzle of a Downfall Child — o filme será reposto, em França, no Outono de 2011.




Andy Warhol 



Faye Dunaway 


The Beatles 


>>> Site oficial de Jerry Schatzberg.


Sem comentários: