segunda-feira, 22 de março de 2010

Os filmes do Indie Music 2010


Foi já divulgado o programa da secção IndieMusic da edição 2010 do festival Indie Lisboa, que decorre entre os dias 22 de Abril e 2 de Maio, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Londres e Cinema City Classic Alvalade.Uma das propostas centrais da programação desta secção é All Tomorrow’s Parties (na primeira imagem), o novo filme de Jonathan Caouette (o autor de Tarnation). O documentário revela-nos imagens, figuras e actuações em volta do festival que tomou por nome o título da mítica canção dos Velvet Underground. O filme inclui imagens de nomes como os Animal Collective, Belle & Sebastian, Yeah Yeah Yeahs, Grizzly Bear e Sonic Youth.De Murray Lerner, autor de vários filmes-concerto, será exibido o filme que recorda a mítica actuação de Leonard Cohen no festival da ilha de Wight, em 1970.De Tom DiCillo será mostrado When You’re Strange, documentário que, como o título sugere, evoca os Doors, recuando aos dias em que o grupo se juntou. A narração é de Johnny Depp. O Sound + Vision viu este filme em Berlim há um ano e registou primeiras impressões aqui.






Outro dos filmes a merecer atenção especial, Villalobos (na segunda foto), assinado por Romualdo Karmakar, dá-nos a conhecer o universo em volta do músico chileno Ricardo Villalobos, um dos nomes mais interessantes do panorama contemporâneo da música electrónica.
O programa inclui ainda um olhar sobre a cena de vanguarda em Tóquio, em We Don’t Care About Music Anyway. E retrata universos contemporâneos da lusofonia através do documentário O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos, a terceira parte de uma trilogia de Jorge António, autor de Angola - Histórias da Música Popular (de 2005) e Kuduro, Fogo no Museke (de 2008), que serão igualmente exibidos.A secção IndieMusic incluirá também os filmes produzidos pelo Music Box sobre alguns nomes da música portuguesas da actualidade (e com entrevistas conduzidas por Mário Lopes e excertos de actuações naquela sala lisboeta). São eles: Micro Audio Waves, X-Wife, Dealema, Terrakota e J. P. Simões

fonte: http://sound--vision.blogspot.com/

Sem comentários: