quinta-feira, 25 de março de 2010

Faleceu o maior fotógrafo do rock


Cotonete - Faleceu o maior fotógrafo do rock: "Jim Marshall, o mítico fotógrafo que dedicou a sua vida a registar as estrelas da música rock, faleceu na madrugada desta quarta-feira (24 de Março), com 74 anos.
De acordo com Aaron Zych, o manager das Galerias do Morrison Hotel, o fotógrafo morreu durante o sono, no quarto que tinha alugado no hotel nova-iorquino. As Galerias do Morrison foram um dos últimos locais a receber uma exibição do trabalho do fotógrafo.
«O trabalho do Jim é lendário. No que toca à fotografia na música, ele é o padrinho», comentou Zych citado pela Associated Press.
Ainda não se sabe qual a causa da morte.
Entre os álbuns de fotografias assinados por Jim Marshall, podemos encontrar as suas icónicas imagens de Jimi Hendrix a incendiar a guitarra no Monterey Pop Festival (na foto) e dos The Who em plena destruição de palco no Woodstock de 1969. Marshall também acompanhou o concerto dos Beatles no Clandestick Park de Chicago em 1966 e o mítico concerto de Johnny Cash na Prisão de San Quentin, em 1969.
Janis Joplin, Bob Dylan e os Rolling Stones também passaram pela objectiva do fotógrafo. Mais recentemente, Marshall fotografou Ben Harper e os Red Hot Chili Peppers.
«Esta carreira nunca foi apenas um trabalho. Tem sido a minha vida», comentou Jim Marshall no seu site oficial.
O último livro assinado por Jim Marshall, em colaboração com Timothy White, chama-se 'Match Point' e foi publicado este mês."

Sem comentários: