sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Woodstock 40



"Woodstock 40" é uma reedição que actualiza a velhinha compilação ao vivo "Best of Woodstock", que captava alguns dos melhores momentos do histórico festival de 1969 - talvez o mais importante festival de sempre da música popular e glória máxima dos férteis anos 60 musicais.
"Woodstock 40" segue a ordem cronológica do festival, do primeiro dia ao terceiro, numa leitura diagonal - em dois CDs e 21 músicas - que passa por cima de outras estrelas do cartaz como os mal documentados Grateful Dead e Ravi Shankar.
Ao pé do oscarizado documentário de Michael Wadleigh "Woodstock", "Woodstock 40" parece magrinho e raquítico: sem aquelas imagens em duplicado que revolucionaram a montagem no cinema, sem o calor do ambiente atrás e à frente do palco e a quinhento metros dele, sem a percepção real de que aquele foi um evento especial. Trata-se apenas de um CD de boa música ao vivo. Se há um sítio onde o DVD pode triunfar sobre o CD, ele acontece em Woodstock, em 1969.
Como as limitações de conteúdo de um disco não permitem fazer sentir ao ouvinte que houve no recinto um valente temporal que interrompeu o programa, que o evento foi preparado em cima do joelho e que os engarrafamentos e consequentes atrasos de artistas transformaram o Woodstock num festival sem horários, há sempre um livrete de CD que pode esclarecer isso. Mas está em "Woodstock 40" aquilo que mais interessa e que move tudo o resto: a música.
Com um reforço não desprezível de 6 gravações inéditas face a anteriores edições, o raio de Woodstock 40 é praticamente o mesmo do festival: consegue o apanhado do melhor que se fazia no super-ano de 1969, incluindo artistas que a grande multidão hippie norte-americana desconhecia então como Santana ou Joe Cocker.
Os resquícios da febre revivalista da folk da primeira metade dos anos 60 passaram por Woodstock. Pode ouvir-se o cantautor negro Richie Havens, o antecessor de Ben Harper que prova que a soul também pode ser acústica para se agigantar. Ou a grande voz (mesmo grávida) de Joan Baez a devastar tudo, incluindo as suas próprias canções.
O melhor blues-rock não podia ser desprezado, dos infernais Canned Heat ao monstro chamado Janis Joplin, a diva que exorcizava todos os seus males em grandes interpretações, apanhada aqui num bem sucedido encore em Ball and Chain.
Num programa improvisado que percorria tardes, noites, madrugadas e manhãs, o psicadelismo também fez das suas. Nesse campo, a Incredible String Band assegurou a representação da folk-rock britânica sobre o assunto; já os Jefferson Airplane viram o nascer-do-sol do palco enquanto davam o melhor psicadelismo de São Francisco ao povo de Woodstock, rematando uma festa non-stop da banda que durava há 24 horas ininterruptas.
Em termos de grandes medleys, Woodstock 40 é também generoso. Temos o mítico e superanímico medley dos campeões do funk psicadélico Sly & The Family Stone, Dance To The Music/Music Lover/I Want To Take You Higher, tocado a altas horas da madrugada. Pode ouvir-se os Who, no meio do seu apogeu ao vivo, a darem música ao despertar cantarolante das galinhas das quintas vizinhas, numa sessão fogosa de We're Not Gonna Take It"/"See Me, Feel Me. E podemos concluir a escuta da compilação com o TGV Jimi Hendrix, e a sua cartilha de blues-rock, a fazer história durante a debandada da multidão para a sua vida real. Só 40 mil o viram, mas um dos pontos altos da sua performance, Voodoo Child (Slight Return)/Stepping Stone/The Star-Spangled Banner/Purple Haze, está também a salvo neste disco duplo.
Woodstock 40 é uma compilação que vale por si mesma. A história recomenda-a.Gonçalo Palma

Alinhamento:
1. Freedom - Havens, Richie
2. Look Out - Sweetwater
3. Hang On To A Dream - Hardin, Tim
4. Wheel Of Fortune - Guthrie, Arlo
5. Drug Store Truck Drivin' Man - Baez, Joan & Jeffrey Shurtleff
6. Fish Cheer, The/I Feel Like I'm Fixin' To Die Rag - McDonald, Country Joe
7. Soul Sacrifice - Santana
8. How Have You Been - Sebastian, John
9. Letter, The - Incredible String Band
10. Going Up The Country - Canned Heat
11. Theme For An Imaginary Western - Mountain
12. Bad Moon Rising - Creedence Clearwater Revival
13. Ball And Chain - Joplin, Janis
1. Dance To The Music/Music Lover/I Want To Take You Higher - Sly & The Family Stone
2. We're Not Gonna Take It - Who
3. Somebody To Love - Jefferson Airplane
4. With A Little Help From My Friends - Cocker, Joe
5. Mean Town Blues - Winter, Johnny Crosby Stills & Nash
6. Suite Judy Blue Eyes
7. Love March - Butterfield, Paul Blues Band
8. Star Spangled Banner/Purple Haze/Instrumental Solo - Hendrix, Jimi


Sem comentários: