quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A gestão Vs Rock



Desde o desastroso contrato de merchandising dos Beatles (na foto) em 1963 aos gastos acima da média do Hacienda Club em Manchester, estas são algumas das piores decisões de gestão da história do rock, segundo a revista Mojo.

De acordo com a publicação, a pior decisão de sempre foi a venda de toda a imagem dos Beatles por uma verdadeira bagatela ao socialite britânico Nicky Byrne em 1963, levada a cabo pelo manager Brian Epstein. Quando percebeu que o negócio tinha sido infeliz para o lado da banda, Epstein quis renegociar os termos do contrato, mas acabou por ser processado. A disputa teve como consequência o cancelamento de várias encomendas de merchandising por parte dos investidores, com prejuízos na ordem dos milhares de libras. A contenda só ficou resolvida quatro anos depois, quando os quatro Beatles já tinham mudado de imagem e inclusivé deixado crescer bigode, tornando todo o merchandising pré-disputa obsoleto.

A lista da Mojo destaca também a 'entrada' de Bernie Rhodes, manager dos Clash, na banda, depois de Mick Jones ser dispensado. Rhodes co-assinou vários temas de "Cut the Crap", o último disco dos Clash, tido como o pior de sempre do mítico grupo.

Rob Gretton, o manager dos New Order e um dos gerentes, juntamente com os membros da banda, da discoteca Hacienda, em Manchester, também é destacado pela Mojo. Em causa estão os milhões de libras perdidos para colocar a Hacienda como a discoteca da moda para as celebridades da época. Tantos que Peter Hook, baixista dos Joy Division e New Order, foi obrigado a fazer de DJ e a escrever livros de anedotas durante anos para repor o investimento .


Sem comentários: