Os ingleses The Cult regressam a Portugal no dia 25 de Setembro. A banda de Ian Astbury e Billy Duffy actua no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, num concerto que integra a digressão mundial «Love». Formados em 1983, os The Cult são autores de êxitos do rock como «She Sells Sanctuary» e «Fire Woman». O mais recente disco de estúdio dá pelo nome de «Born Into This» e foi editado em 2007, já depois do regresso ao activo da banda que entretanto tinha entrado num hiato entre 1995 e '99. O vocalista Ian Astbury deu também voz aos Riders On The Storm, projecto que ressuscitou os The Doors em 2002. Os bilhetes para o concerto no Coliseu de Lisboa já estão à venda nos locais habituais e têm o preço único de 25 euros. Astbury convidou Billy Duffy, guitarrista, o baterista Ray Mondo e Jamie Stewart, baixista, e formou os Death Cult. A formação sofreu a primeira alteração logo de seguida, com a entrada de Nigel Preston para o lugar de Ray Mondo. Os Death Cult encurtaram então seu nome, ficando então com a designação definitiva, The Cult. O primeiro álbum dos Cult apareceu no mercado em 1984. "Dreamtime" apresentou sons do mais claro hard rock, declinando assim e em definitivo as conotações com o género gótico, ao qual estiveram antes associados. A saída de Preston, para a entrada de Mark Brzezicki, precedeu o lançamento de um dos singles com mais sucesso, "She Sells Sanctuary", que chegou até ao número 15 do top inglês. "Love" foi o álbum que se seguiu, em 85. O disco alcançou o quarto lugar nas tabelas britânicas e consolidou os Cult como uma das grandes bandas rock. Antes do lançamento de "Electric" em 87, a formação sofreu novas alterações. O resultado foi mais um êxito nos tops, o álbum chegou até ao quarto lugar da lista de preferências britânica, enquanto o single "Love Removal Machine" se quedou pelo 18º lugar. "Sonic Temple", editado em 1989, revelou-se como o maior sucesso dos Cult até então. O single "Fire Woman" trouxe uma dimensão ainda maior à banda de Astbury. Contudo, nem tudo estava bem com a banda. As divergências internas e o uso de drogas acabaram por minar a formação, resultando nas saídas de Sorum para os Guns N' Roses e de Jamie Stewart. As entradas de Mickey Curry e de Charlie Drayton antecederam o lançamento de "Ceremony", em 1991. O disco não teve os mesmos resultados dos registos anteriores, as vendas não tiveram números surpreendentes e as críticas chegaram a ser negativas. O quinto álbum dos Cult acabou por ser o último trabalho em mais de três anos, e só em 1994 é que o mercado conheceu um novo conjunto de originais. "The Cult" contou com a participação de novos elementos, Craig Adams e Scott Garrett. O novo registo teve o mesmo destino que o anterior e foi marcado pela falta de sucesso. A banda acabou por cessar as suas actividades em 1995. Três anos depois, em 98, os Cult voltaram a reunir-se. A formação quase voltou ao formato original, com Matt Sorum na bateria, Billy Duffy na guitarra, Chris Wyse no baixo e Astbury. Os concertos ao vivo e a inclusão de um tema original na banda sonora do filme "Gone In 60 Seconds" foram as suas últimas aparições. Um novo disco surgiu em 2001, intitulado "Beyond Good & Evil". O registo marcou também o regresso da banda aos palcos, onde se incluiu uma passagem por Portugal, em Setembro desse ano, com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.Um novo interregno surgiria na carreira dos Cult, marcado pela saída temporária de Astbury para assumir o papel de vocalista na nova formação dos Doors (com Robbie Krieger e Ray Manzarek, mais tarde intitulada de Riders On The Storm).Em 2006, o cantor regressaria novamente aos Cult e com uma nova digressão a banda voltaria a território nacional para um concerto no Coliseu do Porto e uma participação no Super Bock Super Rock, em Lisboa. Esse retorno marcaria a substituição de Matt Sorum, na bateria, por John Tempesta. Um ano depois chegaria um novo álbum, intitulado "Born Into This".
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