terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Festival de Berlim


"Apesar de devidamente representada, a música não teve este ano o mesmo peso que em 2008 levou aos ecrãs da Berlinale. Um ano depois de Shine a Light, de Martin Scorsese, de Patti Smith: Dream of Life, de Stephen Sebring, de Wild Combination: A Portrait Of Arthur Russell, de Matt Wolf ou do menos nutritivo Bananaz, de Ceri Levy, a 59ª Berlinale teve como protagonistas de documentários no espectro pop/rock nomes como os The Doors, James Brown, os Einstuerzende Neubaten e um trio de guitarristas: Jimmy Page, The Edge e Jack White.
Do desapontante filme sobre os The Doors, When You’re Strange, de Tom DiCillo, já aqui demos conta. Era o mais mediático dos filmes, mas de longe o menos revelador de qualquer novo ponto de vista. Assinado por Davis Guggenheim, It Might Get Loud (na foto) é um documentário dedicado aos amantes da guitarra eléctrica, e escuta histótrias e músicas em vários sentidos, abarcando vários horizontes (na estética e nos tempos). As imagens passam pela Headley Garage, onde nasceu Stairway To Heaven, dos Led Zeppelin; pela quinta no Tennesee onde White compõe ou pelos estúdios dos U2 em Dublin, onde The Edge apresenta a garvação original, em quatro pistas, de Where The Streets Have No Name.
Em Von Wegen, de Uli M Schuppel, rumamos à Berlim de 1989. Já havia brechas no muro, mas a separação entre as duas metades da cidade eram ainda evidentes. Estamos a 21 de Dezembro (mês e meio após a queda do muro) e acompanhamos os Einstuerzende Neubaten a uma actuação, a sua primeira em Berlim Leste, concerto apresentado em placo por Heiner Muller, amigo de Blixa Bargeld. Von Wegen não é apenas o filme de um concerto, mas de quem nele esteve e do tempo em que aconteceu, numa viagem aos dias finais de uma Alemanha dividida.
Pelas muitas salas de cinema que acolheram a Berlinale passou ainda Soul Power, filme de Jeffrey Levy Hinte que evoca um concerto de James Brown em 1974. "
Publicada por Nuno Galopim em Segunda-feira, Fevereiro 16, 2009 ~in http://sound--vision.blogspot.com/

Sem comentários: