domingo, 1 de fevereiro de 2009

The Faces


The Faces, grupo que, entre 1969 e 1975, uniu Ronnie Wood, dos Rolling Stones, e Rod Stewart a Kenney Jones, Ian McLagan e ao entretanto falecido Ronnie Lane, vão juntar-se este ano.
Ronnie Wood e Rod Stewart estão a planear uma tournée para o próximo Verão com os restantes elementos que fizeram parte da formação, à excepção, naturalmente, de Ronnie Lane, que será substituído por um baixista convidado, segundo revela o jornal The Sun.
Além da digressão, The Faces já terão, de acordo com o mesmo jornal, gravado novo material, depois de uma viagem pela Costa Rica, Bermudas e Miami.

The Faces foram uma banda de rock and roll formada das cinzas dos The Small Faces, quando Steve Marriott os deixou para formar a Humble Pie; os novos integrantes Ron Wood (guitarra) e Rod Stewart (vocais) juntaram-se a Ronnie Lane (baixo), Ian McLagan (teclados) e Kenney Jones (bateria).
As canções de maior sucesso foram "Stay With Me", "Had Me a Real Good Time", "Cindy Incidentally" e "Richmond". Como a carreira a solo de Rod Stewart começou a ganhar mais importância que os Faces, a banda passou a ser subordinada ao seu vocalista. O último álbum de estúdio seria 'Ooh La La' e o grupo terminou em 1975.

Os integrantes da banda seguiram em direcções distintas: Wood entrou para os Rolling Stones; Lane formou a Slim Chance e começou uma modesta carreira a solo, que teve fim prematuro quando lhe foi diagnosticada esclerose múltipla; Jones entrou para os The Who depois da morte de Keith Moon; McLagan tornou-se músico de sessão e mais tarde entraria para a banda The Blokes de Billy Bragg; e, obviamente, a carreira solo de Stewart obteve enorme sucesso.

Embora tenham obtido pouca notoriedade em relação aos seus contemporâneos The Who e Rolling Stones, os Faces tiveram um papel primordial no nascimento do que mais tarde se tornaria o punk. As suas apresentações explosivas e os álbuns de estúdio abriram espaço para o desenvolvimento de bandas como os The Damned, The New York Dolls e particularmente os Sex Pistols, que citavam os Faces como a principal influência tanto nas suas canções como nas suas personalidades. Na sequência do colapso do movimento punk, a influência dos Faces surgiria em grupos como The Replacements, The Black Crowes e, mais recentemente, nas bandas Pearl Jam, The Charlatans e The Stereophonics.

Sem comentários: