sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cenas No WC


Alfred Hitchcock divertia-se quando lhe diziam que a cena do assassinato no duche de "Psycho" (1960) tinha provocado pesadelos a muitos espectadores. E que, inclusive, um pai se queixou que a sua filha nunca mais quis tomar banho sozinha depois de ter visto o filme. A verdade é que esse filme de Hitchcock foi dos primeiros cineastas a utilizar a casa de banho como cenário importante de um filme. Aliás, conta-se, igualmente, que nesse filme com Anthony Perkins, mostra-se pela primeira vez, alguém a fazer a descarga do autoclismo (a actriz Janet Leigh, momentos antes de entrar no chuveiro).

A verdade é que só depois do filme icónico de Hitchcock é que a casa de banho revelou ser, para os realizadores, um local onde muita coisa se passa (das situações mais cómicas às mais trágicas). Em virtude deste facto, lembrei-me de enumerar as sequências mais interessantes que ocorrem no WC no mundo do cinema:


"Trainspotting" (1996) de Danny Boyle - Uma cena surreal e grotesca de um drogado que se afunda numa retrete assustadoramente imunda.


"Nascido Para Matar" (1987) de Stanley Kubrick - uma das mais tensas e alucinantes sequências de todo o cinema de Kubrick.



"BZ, Viagem Alucinante" (1990) de Adrian Lyne - Tim Robbins é um homem que balança perigosamente entre a realidade e o delírio. A sequência da alucinação na banheira é arrepiante.



"Shining" de Stanley Kubrick - Jack Nicholson à volta com os seus fantasmas numa alucinada casa de banho quase incandescente de tão vermelha.



"Psycho" de Alfred Hitchcock - a memorável cena do terror com sons estridentes de violino de Herrmann e a faca de Norman bates.


"The Party" (1968) de Blake Edwards - a louca incursão de Peter Sellers numa festa indiana onde a casa de banho se torna num obstáculo hilariante.

Outras cenas: o suicídio na banheira em "As Regras da Atracção" (2002) de Roger Avery; o suicídio falhado de Luke Wilson em "The Royal Tenenbaums" (2001) de Wes Anderson; a morte de Vincent em "Pulp Fiction" (1994) de Tarantino; os olhares aterrados no espelho do WC de Christian Bale no filme "O Maquinista" (2004) de Brad Anderson, etc...

disponível em : ohomemquesabiademasiado.blogspot.com

Sem comentários: