Mais um post excelente do http://splitscreen-blog.blogspot.com/
Este ano o Split Screen tem orgulho em anunciar que é um dos parceiros oficiais de divulgação do renovado Lisbon & Estoril Film Festival 2011. Numa conferência de imprensa na estação de comboios do Cais do Sodré foram anunciados os últimos pormenores da programação do festival que já se assume como um dos mais importantes do país e que se dividirá este ano entre Lisboa e Estoril, durante 4 a 13 de Novembro.
De destaque este ano temos uma série de convidados especiais, que participarão em variadas masterclasses: destacam-se nomes como o cineasta canadiano David Cronenberg, o actor Paul Giamatti, o realizador francês Leos Carax, os directores de fotografia Christopher Doyle e Peter Suschitzky, o produtor e realizador belga Luc Dardenne, o artista plástico espanhol Miquel Barceló, o realizador catalão Isaki Lacuesta, o actor e realizador francês Mathieu Amalric, a cineasta francesa Claire Denis, o realizador francês Bertrand Bonello, o cantor somali K'Naan, o supervisor musical Randall Poster, o violinista Gidon Kremer, a dramaturga Yasmina Reza e o escritor Peter Handke. O júri deste ano é composto pelos escritores Paul Auster, J. M. Coetzee, Don DeLilloe Siri Hustvedt, o artista plástico José Barrias, o coreógrafo português Rui Horta e a actriz e realizadora Valeria Bruni-Tedeschi; os já referidos Gidon Kremer, Peter Handke e Peter Suschitzky também integrarão o júri.
Serão feitas ainda homenagens aos cineastas Leos Carax e William Friedkin, com exibição de algumas das suas principais obras e uma retrospectiva do cinema de Wes Anderson, entre outros, bem como eventos que incluirão concertos, exposições, simpósios e ateliers.
Entretanto, o Split Screen apresenta alguns dos nossos destaques para o festival:
COMPETIÇÃO
Amnistia (2011), de Buyar Alimani
Candidato da Albânia ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2012, Amnistia conta a história de uma mulher presa a um casamento com um presidiário. O filme gira em torno dos eventos ocorridos durante os dias de visita conjugal. Quando a mulher conhece na prisão um homem na mesma situação que a sua, ambos iniciam um caso amoroso. Mas tudo pode mudar quando os seus companheiros são libertados numa amnistia.
La guerre est déclarée (2011), de Valérie Donzelli
Realizado e protagonizado por Valérie Donzelli, La guerre est déclarée demonstrou ser um sucesso no Festival de Cannes 2011 e nos cinemas franceses onde teve mais de 800 mil espectadores. O filme que será o representante francês junto da Academia para Melhor Filme Estrangeiro 2012 centra-se na história de um casal que subitamente se vê a par com o cancro do seu bebé.
Oslo, August 31st (2011), de Joachim Trier
Segunda longa-metragem do realizador norueguês (mas nascido na Dinamarca) Joachim Trier, Oslo, August 31st estreou no Festival de Cannes 2011. O filme centra-se num dia da vida de Anders, um jovem prestes a terminar a sua reabilitação de drogas numa zona rural e aproveita uma breve saída à cidade para uma entrevista de emprego, para reencontrar velhos amigos em Oslo.
A Vingança de uma Mulher (2012), de Rita Azevedo Gomes
Único filme português em competição, A Vingança de uma Mulher ambienta-se numa cidade indeterminada do século XIX para uma história que retrata a vingança da duquesa de Serra Leoa sobre o seu marido, que matou o seu grande amor. Rita Azevedo Gomes inspira-se num texto publicado num texto de 1984. O filme é protagonizado por Rita Durão (As Bodas de Deus), Isabel Ruth (Viagem a Portugal) e Francisco Nascimento (Cinerama).
ANTESTREIAS
L'Apollonide (Souvenirs de la maison close) (2011), de Bertrand Bonello
Na presença do realizador, será apresentado o filme L'Apollonide que estreou no Festival de Cannes 2011. O filme passa-se no início do século XX, num bordel de Paris, com destaque para uma prostituta marcada por uma cicatriz e as suas outras colegas de profissão.
Carnage (2011), de Roman Polanski
Mais recente filme de Roman Polanski, adaptado da aclamada peça de teatro de Yasmina Reza, God of Carnage e conta a história de dois casais que se conhecem após uma briga entre os seus filhos na escola. O filme é protagonizado por Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly e terá estreia comercial no país a 29 de Dezembro.
A Dangerous Method (2011), de David Cronenberg
Inicialmente chamado de A Talking Cure, a acção situa-se no início século XX e é centrada em Sigmund Freud e Carl Jung, os pais da psicanálise, e a relação deles com a jovem russa Sabina Spielrein, conhecida como a sua primeira paciente. O filme conta com o protagonismo de Viggo Mortensen, Keira Knightley e Michael Fassbender (Hunger), enquanto que no plano secundário teremos ainda a presença de Vincent Cassel e Sarah Gadon. O cineasta estará presente no festival. O filme estreia nos cinemas portugueses a 24 de Novembro.
Drive (2011), de Nicolas Winding Refn
Vencedor do prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes 2011, o dinamarquês Nicolas Winding Refn apresenta-nos a história de umm duplo de Hollywood que de noite é um motorista de fugas para criminosos e que acaba por descobrir que tem a cabeça a prémio depois de um golpe falhado com o namorado da sua vizinha. Protagonizado por Ryan Gosling, Carey Mulligan, Christina Hendricks, Ron Perlman, Bryan Cranston, Albert Brooks e Oscar Isaac, Drive estreia a 8 de Dezembro em Portugal.
Filme mais mainstream e menos trágico dos irmãos belgas, mas que continua com a imagem de marca dos dois autores. O filme conta a história de uma criança de 12 anos e a sua busca pelo pai, que o deixou temporariamente num lar de acolhimento. Mas tudo muda quando conhece Samantha, que o deixa ficar consigo aos fins-de-semana. Le gamin au vèlo é protagonizado por Thomas Dorete Cécile De France e estreia a 15 de Dezembro em Portugal.
The Ides of March (2011), de George Clooney
O filme marca o regresso de George Clooney atrás das câmaras e de volta aos temas políticos desde Good Night, and Good Luck. (2005). No filme seguimos os meandros da campanha política do candidato às eleições primárias em 2004, Howard Dean - interpretado pelo próprio George Clooney. Ryan Gosling será o seu assessor de imprensa desiludido com os lobbies e teias da política, a demonstrar que 2011 é um grande ano para o actor. O elenco é complementado por Paul Giamatti, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood e Philip Seymour Hoffman. O filme tem estreia marcada para 10 de Novembro.
Melancholia (2011), de Lars von Trier
As polémicas do cineasta no Festival de Cannes 2011 apenas contribuíram para uma maior divulgação do filme. Agora com uma estética ainda mais longe do estilo dogma 51, Melancholia é um belo retrato apocalíptico mas intimista do fim do mundo, quando um planeta escondido atrás do Sol, ameaça a sobrevivência do planeta. O filme centra-se em duas irmãs e na forma como encaram a destruição do planeta. Kirsten Dunst venceu a Palma de Ouro para Melhor Actriz no Festival de Cannes 2011; a ela juntam-se Alexander Skarsgård, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt e Stellan Skarsgård. O filme estreia em Portugal a 01 de Dezembro.
Pa negre (2010), de Agustí Villaronga
Candidato espanhol ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor de nove prémios Goya, Pa negre é uma produção falada em catalão, adaptada do romance homónimo de Emili Teixidor e centrada numa criança que cresce nos duros anos do pós-guerra na Catalunha rural e que enfrenta um mundo diferente daquele que a sua moral acredita. Estreia a 01 de Dezembro.
La piel que habito (2011), de Pedro Almodóvar
Thriller negro do cineasta espanhol, com nuances de terror e ficção-científica, marcado pelo regresso da colaboração entre Pedro Almodóvar e Antonio Banderas. O filme centra-se num cirurgião plástico que inicia uma vingança brutal contra o homem que violou a sua filha e é protagonizado por Antonio Banderas e Elena Anaya. La piel que habito baseia-se no romance Mygale, de Thierry Jonquet. Estreia a 17 de Novembro nas salas portuguesas.
Restless (2011), de Gus Van Sant
A história segue dois jovens que partilham a mesma preocupação com a mortalidade. A jovem com 16 anos descobre que tem uma doença terminal e apaixona-se por um rapaz marginalizado que sofre com a morte da sua família - o que de alguma forma produz um fantasma de um piloto japonês kamikaze da Segunda Guerra Mundial. Restless é protagonizado por Mia Wasikowska e Henry Hopper e estreia a 10 de Novembro.
FORA DE COMPETIÇÃO
Abrir puertas y ventanas (2011), de Milagros Mumenthaler
Produção suíço-argentina, vencedora do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2011, centrada em duas jovens que lidam com a morte da avó que as criou, de maneiras diferentes.
Faust (2011), de Aleksandr Sokurov
O lendário cineasta russo recupera o mito alemão de Fausto, o homem que vendeu a sua alma ao diabo em troca de conhecimento e que já mereceu várias adaptações cinematográficas. Este é o quarto filme seu que aborda os efeitos corrompedores do poder. Faust venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011.
I Wish (2011), de Hirokazu Koreeda
Do realizador de Aruitemo Aruitemo (2008), chega a história de uma criança de doze anos que vive com a mãe e avós maternos, enquanto que o seu irmão mais novo vive com o pai. Sofrendo com o divórcio dos pais, tudo o que deseja é a reunião de toda a família. O filme venceu o Prémio do Júri para Melhor Argumento no Festival de Sebástian 2011.
Killer Joe (2011), de William Friedkin
Extremamente bem recebido no Festival de Veneza 2011, Killer Joe marca o regresso de William Friedkin aos cinemas depois de Bug (2006). No filme, um pequeno traficante é roubado pela sua própria mãe. Se não arranjar seis mil dólares rapidamente será morto e desesperado recorre a Killer Joe, quando descobre que o seguro de vida da mãe vale 50 mil dólares. O filme é protagonizado porMatthew McConaughey e Emile Hirsch.
Mildred Pierce (2011), de Todd Haynes
Minissérie da HBO, realizada pelo cineasta Toddy Haynes e vencedora de dois prémios Emmy. Recentemente exibida pelo canal FOX Life, os cinco episódios vão ser exibidos na íntegra no festival. Mildred Pierce baseia-se na história de James M. Cain, sobre uma mulher forte e corajosa nos anos 30, que tenta sobreviver ao divórcio e à pobreza. Contudo tem uma queda por homens incompetentes e uma devoção irracional à sua filha sem escrúpulos. Protagonizada por Kate Winslet, Melissa Leo, Evan Rachel Wood, Guy Pearce, Brían F. O'Byrne, James LeGros, Mare Winningham e Morgan Turner.
A programação completa do festival em .pdf pode ser consultada no sítio oficial.