quarta-feira, 9 de março de 2011

Suze Rotolo (1943-2011)



Suze Rotolo, activista política e ex-namorada de Bob Dylan, faleceu na semana passada vítima de doença prolongada.

Rotolo é tida como uma das grandes musas do histórico cantautor norte-americano, tendo inspirado a composição de temas como 'Don't Think Twice, It's All Right' e 'Boots of Spanish Leather'. A activista política ficou imortalizada na capa do disco de 1963 de Dylan, "Freewheellin' Bob Dylan" (na imagem).


A morte de Rotolo foi confirmada pelo crítico do Village Voice, Jim Hoberman: «Suze faleceu no seu apartamento em Nova Iorque nos braços do seu marido de 40 anos, Enzo Bartoccioli».

Suze Rotolo e Bob Dylan conheceram-se quando o músico tinha 17 anos. A sua relação amorosa durou três anos. «Ela tinha um sorriso que podia iluminar uma rua cheia de gente... uma estátua de Rodin que ganhou vida», disse Dylan sobre este encontro.


Depois de deixar a actividade política, Rotolo tornou-se artista e professora. O clássico 'Don't Think Twice, It's All Right', foi uma canção escrita em 1962 durante o Verão em que Rotolo deixou Dylan sozinho e amargurado no seu apartamento em Nova Iorque: «amei uma vez uma mulher. Uma criança disseram-me. Dei-lhe o meu coração, mas ela queria a minha alma», diz Dylan a certa altura do tema.

Sem comentários: