quarta-feira, 3 de junho de 2009

Manics Street Preachers- Jackie Collins Existential Question Time



Jackie Collins Existential Question Time, primeiro single Journal For Plague Lovers dos Maniac Street Preachers tem um vídeo que com certeza te levará de volta aos anos 90. Assistam e depois digam-me se não sentem saudades...



Produzido por Steve Albini, Journal For Plague Lovers é o nono disco da carreira dos galeses e foi lançado no dia 14 de maio. Todas as treze músicas do álbum foram escritas por Richard James Edwards, antigo guitarrista da banda que desapareceu misteriosamente em 1995 e foi declarado morto de forma oficial em novembro do ano passado.

O disco causou uma certa polémica nas lojas da Grã Bretanha, onde teve sua a capa censurada e proibida de ficar a mostra numa rede de supermercados local. Tudo porque trazia o rosto de um garoto com tintas em tons castanho, azuis e pretos, o que poderia sugerir alguns ferimentos, como se o menino tivesse levado pancada, o que a banda disse não ter nada a ver:


“ É bizarro que supermercados achem que a capa vai afectar a psyché de alguém.Apenas achamos que era uma pintura bonita. Se você for familiarizado com o trabalho de Seville, sabe que há um monte de tons castanhos e vermelhos. Talvez as pessoas queiram que sejamos mais provocativos que realmente temos sido. Nós apenas vimos uma versão mais moderna das pinceladas de Lucian Freud [opintor alemão]”. comentou o vocalista James Dean Bradfield numa entrevista.

O desenho é assinado por Jenny Saville, que já havia emprestado um de seus trabalhos para os Manic, quando estampou a capa de The Holy Bible ( album fantástico), disco lançado em 1994. Abaixo confiram a capa de Journal For Plague Lovers e as músicas que compõe o cd:


01. Peeled Apples

02. Jackie Collins Existential Question Time

03. Me and Stephen Hawking

04. This Joke Sport Severed

05. Journal for Plague Lovers

06. She Bathed Herself in a Bath of Bleach

07. Facing Page: Top Left

08. Marlon J.D.

09. Doors Closing Slowly

10. All Is Vanity

11. Pretension/Repulsion

12. Virginia State Epileptic Colony

13. William’s Last Words / Bag Lady



Já ouvi o disco meia dúzia de vezes e devo dizer que não estou desiludido, muito melhor que o disco anterior ( Send away the Tigers) a lembrar os álbuns conceptuais que nos habituaram nos anos noventa. A Peeled Apples, música que abre o álbum é poderosa com um bom som rockeiro. Depois todo o álbum segue esta linha salientando uma música cantada pelo baixista Nicky Wire, William’s Last Words, que é de uma delicadeza desarmante. Aconselho.

1 comentário:

João Tavares disse...

Fiquei curioso...
Vou ouvir! :)