terça-feira, 7 de abril de 2009

Dez canções sobre o demónio Manson


O culto à volta do assassino Charles Manson, responsável pela morte de Sharon Tate (mulher de Polanski) e amigos em 1969, e eis que o New Musical Express publica dez canções (de distintos artistas) com inspiração ou referências ao lunático Manson. O curioso é que Charles Manson inspirou-se nos Beatles e na sua música "Helter Skelter" para cometer os crimes, julgando que esta canção continha uma mensagem secreta subliminar que incentivava actos homicidas.
É difícil de explicar o macabro fascínio que dezenas de músicos têm manifestado pela figura de Charles Manson e de todo o fenómeno de "pop culture" construído à volta da personagem e dos seus actos, mas a verdade é que o Mal materialziado na violência insana e macabra tem sempre mais potencial de fascinação artística do que o Bem. E a encarnação do mal por parte de Manson e dos seus discípulos "Family" (que seguiam Manson como se fosse Deus - ou demónio) continua a inspirar livros, filmes, e músicas. As dez canções que o NME publica são canções inspiradas nos crimes que chocaram a América e percorrem bandas tão diferentes como os Sonic Youth, Nine Inch Nails, Cabaret Voltaire, Ramones ou Neil Young.
Aqui.
Nota: a imagem deste post não é o verdadeiro Charles Manson, ams sim o actor Jeremy Davies que interpreta o assassino no interessante filme "Helter Skelter" (2004). Há edição portuguesa em DVD.

Sem comentários: