domingo, 12 de abril de 2009

Belle & Sebastian


Depois de um concurso na internet feito em 2007 e mais de um ano a gravar o álbum, Stuart Murdoch, líder dos escoceses Belle & Sebastian anunciou finalmente o lançamento do seu projecto a solo para o mês de Junho nos EUA e Europa.
Catherie Ireton, vocalista do projecto chamado 'God Help The Girl', também canta no duo 'The Go Away Birds'. Apesar do concurso ter sido aberto a participantes de todo o mundo, Murdoch acabou por escolher uma amiga da banda – Ireton apareceu na capa do single dos Belle & Sebastian “White collar boy”, de 2006.
O primeiro single chama-se “Come monday night” e já pode ser ouvido em streaming no site da gravadora Matador. Além de Ireton, outras cantoras reveladas no concurso cantam no disco, como a norte-americana Brittany Stallings, que gravou a faixa “Funny little frog”.
O projecto conta com a colaboração de membros dos Belle & Sebastian, além de faixas gravadas com uma orquestra com 45 músicos e da participação de Neil Hannon (Divine Comedy) e Asya (Smosh).

Inicialmente criados para um projecto de final de curso de Stuart Murdoch, o seu mentor, os Belle & Sebastian, que devem o seu nome a uma série de desenhos animados francesa, foram além das expectativas de qualquer um dos seus membros, tornando-se um dos principais representantes da chamada pop de câmara britânica.
Com base em Glasgow, na Escócia, o quinteto reuniu-se quando Stuart Murdoch regressou de Londres, onde tinha ido procurar o líder dos seus grandes ídolos, os Felt. Desiludido por não encontrar Lawrence Hayward, o músico volta para Glasgow, onde ingressa na universidade. É nessa altura que começa a escrever contos e canções, formando os Belle & Sebastian para concluir uma cadeira da faculdade. Sarah Martin (violino), Stevie Jackson (guitarra), Chris Geddes (teclas), Stuart David (baixo), Richard Colburn (bateria) e Isobel Campbell (violoncelo) foram os eleitos por Murdoch para integrarem aquele que garantiram não passar de um projecto académico.

O destino trocou as voltas ao septeto dos Belle & Sebastian, que em Maio de 1996 lança "Tigermilk", numa edição de apenas mil cópias. O sucesso bate, inesperadamente, à porta da banda, que passa a encarar-se como tal e, no final do mesmo ano, edita, pela editora independente Jeepster, "If You're Feeling Sinister", disco aclamado pela quase totalidade da imprensa britânica.
Os ecos da revelação vinda da Escócia chegam, entretanto, aos EUA, onde a banda tem de cancelar uma digressão de considerável importância, dada a falência da Enclave, subsidiária da EMI que distruibuía o álbum em território norte-americano.
Seguir-se-iam, em 1997, "Dog on Wheels", "Lazy Line Painter Jane" e "3, 6, 9 Seconds", três EPs que confirmam o privilegiado estatuto dos Belle & Sebastian junto da crítica, antecipando um contrato com a editora Matador, pela qual é lançado, no final do ano, "The Boy With The Arab Strap".

Depois da reedição de "Tigermilk" e da saída do álbum de 2000, "Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant", o baixista Stuart David deixa os Belle & Sebastian, para se dedicar ao seu projecto a solo, os Looper. Depois de o substituirem, os Belle & Sebastian gravam mais dois Eps - "Jonathan David" e "I'm Waking Up To Us" - e a banda-sonora de "Conta-me Histórias", de Todd Solondz, o mesmo realizador do filme "Felicidade".
Para promover o registo, lançado na Primavera de 2002, o grupo realiza uma extensa digressão pela América do Norte, actuando em Portugal, num concerto inserido no cartaz do Festival do Sudoeste. E seria precisamente no decorrer dessa tournée que Isobel Campbell abandonaria o colectivo. Um ano mais tarde, os Belle & Sebastian regressam aos discos com "Dear Catastrophe Waitress", um disco que contou com dois singles de sucesso, 'Step Into my Office' e 'I'm a Cuckoo'. Três anos depois, a banda escocesa lançou um novo álbum intitulado "The Life Pursuit".

Sem comentários: