quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Em "Super 8", com Spielberg



Com Super 8, J.J. Abrams consegue a proeza de reinventar a aventura juvenil sob o signo da herança de Steven Spielberg (seu produtor) — este texto foi publicado no Diário de Notícias (28 de Julho), com o título 'Os filmes não se medem aos palmos'.

Quando se trata de discutirmos a representação dos mais jovens em televisão ou cinema, não vale a pena banalizarmos as respectivas implicações nem cedermos a qualquer forma de pitoresco. Para sermos muito directos: um país que tenha como representação dominante desses mesmos jovens qualquer coisa do género Morangos com Açúcar vive ferido por uma mediocridade (estética) e um simplismo (temático) que nenhuma politica de educação pode, por si só, superar.
É por isso que, no interior da actual produção de Hollywood e no espaço específico do entertainment, um filme comoSuper 8, de J. J. Abrams, possui um tão importante valor simbólico. Este é, de facto, um objecto que, antes de tudo o mais, se demarca de qualquer visão paternalista dos seus jovens protagonistas, propondo o relançamento de um modelo de aventura cuja tradição passa, obviamente, pela obra de Steven Spielberg (Encontros Imediatos do Terceiro GrauE.T. – O Extraterrestre, etc.), aqui envolvido apenas na condição de produtor. Mais do que isso: o facto de os heróis do filme andarem a realizar um filme no formato a que o título se refere confere-lhe uma paradoxal energia nostálgica.
O formato Super 8 surge, assim, como uma riquíssima memória cinéfila e geracional, a provar que os filmes, como os cineastas, não se medem aos palmos. Através das inconfundíveis cassetes de Super 8, os jovens do filme descobrem, afinal, o jogo dos olhares como um dado visceral do cinema e, por extensão, de todas as suas formas de vida. Recomenda-se, por isso, que o espectador não perca o genérico final onde, a par dos créditos, passa o filme realizado pelas próprias personagens. No seu aspecto tosco e divertido, não deixa de ter o essencial: o gosto de contar histórias e uma genuína verve narrativa.

Sem comentários: