sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Shoegazing e outros rótulos

Os Ride, nome de referência na geração shoegazer de finais de 80 e inícios de 90, vão reeditar o seu álbum de estreia, Nowhere, originalmente lançado em 1990. O disco, agora duplo, acrescenta ao álbum o EP Today Forever (de 1991) e o registo de uma actuação ao vivo em 1991.


Foi no fim da década de 80 que uma nova geração de bandas tomou de assalto a cena musical britânica. O shoegazing (também grafado por aí como shoegaze) nada mais era que uma variante do sempre ativo indie rock britânico. A etimologia do termo denotava o comportamento dos músicos do estilo que – devido à timidez no palco e ao constante uso dos pedais de efeitos – eram chamados de “encaradores de pés” (shoegazers).
A Grã Bretanha, ou mais particularmente a Inglaterra vivia o ocaso de outra cena (a classe de 86) e apesar do sucesso das bandas denominadas madchester, que tocavam um rock colorido e cheio de referências psicodélicas, havia a carência de nomes que representassem a parte mais introspectiva da juventude, pois omadchester era um estilo por demais dedicado as festas e as trips com ecstasy.
Foi então que uma geração de jovens se voltou para as bandas dedream pop e noisy guitar do começo da década. De repente, Jesus and Mary Chain e Cocteau Twins passaram a ser os nomes da moda.
A característica principal do shoegazing era uma profusão de efeitos distorcidos de guitarra, que criavam uma verdadeira muralha de ruídos, com tímidas – às vezes quase inaudíveis – melodias vocais.
De repente, as bandas shoegazers começaram a ganhar espaço na mídia inglesa (especialmente no NME). Nomes como Ride, Lush,Chapterhouse, Teenage Fanclub, Slowdive, The Telescopes, Pale Saints, The Boo Radleys, Moose e My Bloody Valentine (que se desenvolvera no período posterior ao noisy guitar e anterior aoshoegaze) foram os que mais se destacaram no Reino Unido. Nos EUA, a influência de bandas que utilizavam elementos noisy comoDinosaur Jr. e Sonic Youth, foram determinantes para o surgimento dos Drop Nineteens, por exemplo.
No entanto, o advento do grunge americano se tornaria um dos fatores responsáveis pela derrocada das bandas de shoegaze a partir de 1992. A resposta britânica ao grunge, por volta de 1994, foi a ascensão de Oasis, Blur, Suede, Supergrass, Manic Street Preachers e Stereophonics no que ficaria conhecido como britpop, e sepultaria de vez o shoegazing. Tanto que Blur, The Verve e até mesmo o Radiohead eram “olhadores de pés” no começo. Os dois primeiros voltaram suas sonoridades para o rock inglês de referências clássicas (Beatles e Kinks). Já o Radiohead beberia da fonte do krautrock e seria um dos principais nomes do pós rock.
No final da década de 90, ou seja, 10 anos depois do seu apogeu o estilo seria revisitado por uma geração de bandas americanas. Começando por Black Rebel Motorcycle Club (verdadeiros emuladores de Jesus and Mary Chain e Ride), passando por Airiel,Longwave, The Stills e Silversun Pickups, o shoegazing foi revitalizado e ganhou uma nova alcunha: “nu-gaze”, ou seja, new gaze.
É, pelo visto as guitarras continuarão zumbindo por vários e vários anos.

Glossário de rótulos
Classe de 86: cena criada depois que o jornal inglês New Musical Express (o NME) lançou uma fita cassete com as bandas Wedding Present, Weather Prophets, Half Man Half Biscuit, The Bodines, McCarthy e The Wolfhounds.
Madchester: cena formada por bandas da cidade inglesa de Manchester, como Happy Mondays, Inspiral Carpets, Stone Roses e The Charlatans UK, que misturavam elementos do rock psicodélico de Pink Floyd e The Move com samplers e batidas eletrônicas. Pode se dizer que a cena Madchester foi uma das grandes responsáveis pela difusão da cultura das raves no mundo.
Noisy Guitar: as bandas chamadas noisy utilizavam a distorção e a microfonia das guitarras como marca registrada. Seus maiores expoentes foram Jesus and Mary Chain, The House of Love, Spacemen 3 e The Primitives.
Dream Pop: guitarras etéreas e clima blasé eram as principais características dos nomes do dream pop. As principais bandas que fizeram o estilo foram Dif Juz, The Chameleons e Cocteau Twins.
Grunge: estilo musical surgido em Seattle (EUA) foi difundido mundialmente a partir de 1992 devido ao sucesso de Nevermind, segundo álbum da banda Nirvana. Na esteira do Nirvana vieram Pearl Jam, Mudhoney, Tad, Melvins, Screaming Trees, Alice in Chains e Soundgarden. A sonoridade do grunge era pautada pelas guitarras distorcidas e pela referência a nomes do punk e do hardcore americano, além de bandas como Hüsker Dü, Big Black, Rollins Band e Pixies.
Krautrock: traduzido de uma forma mais literal como “rock chucrute”, foi um estilo que explorou bastante as progressões eletrônicas, marca registrada do maestro germânico Karlheinz Stockhausen. Dentre seus nomes principais podemos destacar Neu, Faust, Amon Duul, Tangerine Dream e Agitation Free.
Pós Rock: mistura das guitarras com as sonoridades eletrônicas do rock praticado pelos alemães.

Sem comentários: