segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar foi o grande vencedor dos Globos de Ouro


O blockbuster de ficção futurista em 3D, "Avatar", valeu a James Cameron a repetição do feito alcançado há 12 anos com "Titanic", conquistando os Globos de Ouro de Melhor Filme Dramático e de Melhor Realizador.

Ao sucesso comercial (o filme parece estar a caminho de se tornar no "blockbuster" mais lucrativo de sempre), "Avatar" começa a juntar os prémios. James Cameron subiu esta madrugada por duas vezes ao palco, do Hotel Hilton de Beverly Hills, Califórnia, para receber os Globos de Ouro de Melhor Filme Dramático e de Melhor Realizador, algo que já lhe acontecera há 12 anos com "Titanic".

O sucesso nos Globos de Ouro - os prémios da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood - é considerado um bom presságio para os Óscares (o que aliás se verificou com "Titanic", que conquistaria depois 11 estatuetas douradas). Desta vez, em lugar de se declarar "Rei do Mundo", James Cameron disse ser o rei de território alienígena.

"Avatar pede-nos para percebermos que tudo está ligado, todos os seres humanos entre si, e nós com a Terra. E se precisamos de viajar quatro anos-luz e meio, até um planeta inventado para apreciarmos este milagre do mundo que temos aqui mesmo, bem sabem, esse é justamente o encanto do cinema, a sua magia", exclamou o realizador canadiano.

O Globo de Ouro para Melhor Actor em Drama foi para Jeff Bridges ("Crazy Heart"); Melhor Actriz em Drama: Sandra Bullock ("O Lado Cego"); Melhor Comédia ou Filme Musical: "Very Bad Trip"; Melhor Actriz em Comédia ou Filme Musical: Meryl Streep ("Julie & Julia"); Melhor Actor em Comédia ou Filme Musical: Robert Downey Jr ("Sherlock Holmes"); Melhor cenário: "Nas Nuvens"; Melhor actor secundário: Christoph Waltz ("Sacanas Sem Lei"); Melhor actriz secundária: Mónique ("Precious"); Melhor filme estrangeiro: "O Laço Branco"; Melhor filme de animação: "Up - Altamente".

Cerimónia marcada por apelos de ajuda ao Haiti
A 67ª cerimónia de entrega dos Globos de Ouro foi marcada pelo apelo à solidariedade para com as vítimas do sismo no Haiti com Nicole Kidman e Maggie Gyllenhaal pediram fundos para ajudar os haitianos.

A actriz australiana Nicole Kidman, que apresentou o primeiro prémio da noite, recordou o drama que vivem centenas de milhares de haitianos em consequência do forte sismo que devastou o país na passada terça-feira.

O actor George Clooney, que participa numa parte do programa que se realizará em Los Angeles, disse antes do início da gala esperar que a sua participação sirva para conseguir fundos apesar dos tempos difíceis que todos vivem.

Num outro momento da gala, a actriz Maggie Gyllenhaal apelou aos telespectadores para serem "generosos" nos donativos através do site do canal NBC, que transmitiu em directo a cerimónia.

O cómico britânico Rickye Gervais, o apresentador da gala, ostentou na lapela um laço de apoio às vítimas do sismo no Haiti, no que foi seguido por muitos dos artistas que subiram ao palco para anunciar os Globos de Ouro, entre outros, Paul McCartney, Cheer, Jane Krakowski, Harrison Ford, Tom Hanks, Cameron Díaz e Colin Farrell.

"Esta noite não podemos falar apenas de cinema. Temos a obrigação e a responsabilidade de ajudar no que pudermos", declarou a actriz espanhola Penélope Cruz, que mais uma vez viu escapar-lhe um Globo de Ouro.

Sem comentários: