quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brook Street


O Händel House Museum assentou arraiais num prédio de Londres, no qual viveram tanto George Frideric Händel como Jimi Hendrix.
As duas lendas da música estão ligadas pela mesma morada na capital britânica, apesar da óbvia distância quanto ao estilo de música que preconizaram.
Händel nasceu na Alemanha, mas viveu na casa georgiana da Brook Street durante 40 anos. Entre as obras compostas por si naquela morada, encontra-se a sua obra-prima, "Messias". Händel viria mesmo a falecer na casa em questão, em 1759.



Jimi Hendrix viveu no número 25 da Brook Street ao lado da namorada Kathy Etchingham, entre 1968 e 1970, ano da sua morte num hotel londrino. Nas palavras de Hendrix, aquele sótão feito apartamento foi «a minha primeira casa».
Segundo o The Guardian, no século XVIII, Händel pagava 60 libras (cerca de 70 euros) por mês pelo aluguer de toda a casa. Nos anos 60 do século passado, Hendrix pagava 30 libras (35 euros) por semana, apenas pelo sótão.



A directora do museu revela ao jornal britânico que «quando soube que vivia na mesma casa onde tinha vivido Händel, Jimi Hendrix foi a correr a várias lojas de discos para comprar tudo o que houvesse do compositor anglo-germânico».
Durante os próximos meses, os responsáveis pelo Händel Museum vão ter que pôr de lado os seus pertences, para abrirem as portas à romaria de fãs de Hendrix, no ano em que se assinala o 40º aniversário sobre a sua morte.



Curiosamente, as divisões que outrora foram ocupadas por Hendrix e Etchingham são hoje os escritórios do museu e, por isso, ficam fora do percurso das visitas. A memória é mantida pelo staff do museu, através da exibição de alguns posters do guitarrista. Mas mais nada além disso. A casa foi restaurada para se aproximar do estilo georgiano original e qualquer indicação da passagem do mais famoso guitarrista de sempre pela casa foi apagada.
A exposição de celebração do legado de Jimi Hendrix é inaugurada em Agosto e decorre até Novembro.

Sem comentários: