terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os melhores vídeos


O jornal britânico The Guardian decidiu não só compilar os melhores vídeos dos últimos dez anos de música, como também tentar perceber como se faz um bom vídeo pop. No artigo intitulado "Quais são os melhores vídeos dos anos 2000?", a publicação discorre sobre a evolução dos vídeos de música desde os anos 80, quando clássicos como 'Thiller' de Michael Jackson ou 'Bohemian Rhapsody' dos Queen marcavam o ritmo numa indústria que só viria a explodir nos anos 90. Foi esta a década que assistiu às reuniões felizes entre manipuladores da electrónica como Björk, Daft Punk, Fatboy Slim e Massive Attack com o talento vanguardista de realizadores como Michel Gondry e Spike Jonze, dois nomes que saltaram para o cinema já neste século, sem deixar de continuar a realizar vídeos de música. White Stripes ('Fell In Love With a Girl', Michel Gondry, 2002), Radiohead ('Knives Out', Michel Gondry, 2001), Yeah Yeah Yeahs ('Y Control', Spike Jonze, 2004) e Kanye West ('Flashing Lights', Spike Jonze, 2008) que o digam.Take 2
Além de Gondry e Jonze - realizadores que levaram para a sétima arte a linguagem visual associada aos vídeos de música, mais notada em filmes como 'Despertar da Mente' e 'Being John Malkovich', respectivamente - também Hype Williams, Mark Romanek e Jonathan Glazer não deixaram em mãos alheias a fama como realizadores de vídeos, já no novo século. Nos últimos dois anos, por exemplo, Williams assinou 'Viva La Vida' dos Coldplay e 'Video Phone' de Beyoncé com Lady Gaga. Romanek assina '99 Problems' de Jay-Z, entre outros. Por seu lado, Glazer - o responsável por 'Karma Police' dos Radiohead nos anos 90 - está por trás do vídeo de 'Treat Me Like Your Mother', do supergrupo Dead Weather. E para quem se pergunta por onde anda Chris Cunningham, o realizador da história de amor entre robots contada no vídeo de 'All Is Full Of Love' de Björk, informamos que tem feito vídeos para os Aphex Twin, Horrors e La Roux, esta última para o single 'Tigerlily',com estreia prevista para o ano que vem.



A lista dos melhores vídeos da década segundo o Guardian está aberta às sugestões dos leitores, apresentando desde logo uma lista de 30 vídeos imperdíveis, onde figuram nomes como Robbie Williams ('Rock DJ'), Beyoncé ('All the Single Ladies (Put a Ring On It)'), The Streets ('Dry Your Eyes'), Hot Chip ('Over and Over'), Gnarls Barkley ('Crazy') e Feist, com o vídeo para '1234', um prodígio de cor e movimento filmado num só plano.

Sem comentários: