quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

kurt... abre lá o ano!


Uma guitarra alegadamente partida em palco pelo desaparecido líder dos Nirvana, Kurt Cobain, foi vendida em leilão por cerca de 72 mil euros.
A Fender Mustang remendada com fita-cola estava na posse do músico Sluggo, dos The Grannies and Hullabaloo, que trocou uma guitarra sua pela de Cobain, depois do vocalista a ter partido e não ter dinheiro suficiente para a substituir na primeira digressão americana dos Nirvana, em New Jersey.

O hábito de partir instrumentos em palco foi uma das grandes marcas em concerto do mentor do trio de Seattle, levando a que muitas das suas guitarras sejam hoje apenas pedaços de madeira separados. A última guitarra do músico a ser vendida em leilão, uma Mosrite Gospel Mark IV ainda em condições de ser tocada, rendeu cerca de 93.500 euros, naquela que foi até agora a venda mais lucrativa de sempre de um item possuído por Cobain.

O artigo mais valorizado do espólio do músico são os casacos usados pelo compositor ao longo da sua curta vida, nomeadamente o famoso casaco de malha cinzento que envergou no célebre concerto MTV Unplugged em 1993. É a própria viúva do músico, Courtney Love, quem os está a leiloar, num valor base que atinge os 40 milhões de dólares, mais de 28 milhões de euros.
Tenho Saudades deste tipo.

Sem comentários: