quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pete Postlethwaite


Actor inglês, celebrado pela sua versatilidade e subtileza em muitos papéis secundários, Pete Postlethwaite faleceu a 2 de Janeiro, vítima de cancro, no hospital de Shropshire, a região onde habitava — contava 64 anos.

Começou a sua carreira no palco do lendário Everyman, de Liverpool, aí trabalhando, entre outros, com Bill Nighy, Jonathan Pryce e Julie Walters. No cinema, o seu primeiro papel de destaque ocorreu em Distant Voices, Still Lives (1988) , de Terence Davies. Em Nome do Pai (1993), de Jim Sheridan — sobre os "Guildford Four", quatro pessoas erradamente condenadas por um atentado do IRA, em 1974 — valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor actor secundário. Entre os títulos mais importantes da sua filmografia incluem-se Os Suspeitos do Costume (1995), de Bryan Singer, Os Virtuosos (1996), de Mark Herman, Romeu + Julieta (1996), de Baz Luhrmann,Amistad (1997) e O Mundo Perdido (1997), ambos de Steven Spielberg, e O Fiel Jardineiro (2005), de Fernando Meirelles. Os seus derradeiros trabalhos foram A Origem, de Christopher Nolan, A Cidade, de Ben Affleck, ambos lançados em 2010, eKilling Bono, de Nick Hamm — tendo como pano de fundo o processo de formação dos U2, este último deverá estrear, no Reino Unido, no mês de Abril.


Como muitos dos maiores actores britânicos, Pete Postlethwaite nunca abandonou o teatro. A sua interpretação do Rei Lear, sob a direcção de Rupert Gould, precisamente no Everyman, em Liverpool, no âmbito da Capital Europeia da Cultura de 2008, ficou como um momento de apoteose e consagração — aqui recordamos o respectivo spot promocional, quando a peça foi apresentada, em 2009, no Young Vic de Londres

Sem comentários: