sábado, 1 de agosto de 2009

Wilco ~ Considerações



Em 2002, o conceituado fotógrafo de música e cinema, Sam Jones, apresentou no cinema e circuito de DVD um documentário sobre as desventuras que antecederam o lançamento de "Yankee Hotel Foxtrot". Mercê de desentendimentos entre os Wilco e a editora que, à época, a representava, o quarto álbum do grupo acabou por ter de ser comprado pelos próprios músicos, divulgado na Internet e, por fim, editado por um selo diferente. O entusiasmo (quase) generalizado que o recebeu, no entanto, terá compensado o esforço, ao mesmo tempo que Sam Jones ficou com material de sobra para "I Am Trying To Break Your Heart", o filme que rodou a preto e branco e completou com imagens de concertos dos Wilco.
O fim de uma das bandas-charneira do country rock foi, em 1994, o ponto de partida dos Wilco. Com o desmembrar dos Uncle Tupelo, que para a história deixaram três discos, Jay Farrar, um dos vocalistas e compositores da banda, seguiu caminho, formando os Son Volt. Por seu turno, Jeff Tweedy (voz), Ken Coomer (bateria), John Stirratt (baixo) e Max Johnston (mandolim, banjo e violino) uniram forças, encarnando um colectivo a que chamaram Wilco. A estreia apareceu em 1995, com o álbum "A.M.", no qual é ainda visível a influência country rock dos Uncle Tupelo. Já em "Being There", a banda passou a incluir na sua sonoridade toques psicadélicos, pormenores de power pop e alguma soul. Aplaudido pela crítica, que neste registo viu a emancipação do grupo face ao seu antigo legado, "Being There" assistiu à partida de Max Johnston, substituído por Bob Egan, dos Freakwater. Ao mesmo tempo, John Stirratt, Ken Coomer e o guitarrista Jay Bennett abraçaram o projecto paralelo Courtesy Move, sem, no entanto, abandonarem os Wilco. Mais tarde, os Wilco juntaram-se ao compositor e intérprete britânico Billy Bragg para darem música a alguns dos milhares de letras deixados por Woody Guthrie, considerado o mais importante músico folk norte-americano do início de século XX. A experiência deu origem a "Mermaid Avenue", disco que, em 2000, teve direito a sequela.
"Summer Teeth", trabalho lançado em 1999 e no qual os Wilco voltam a cruzar a country com a música indie, marcou o início da tensão entre músicos e editora, bem como a saída do baterista Ken Coomer e consequente entrada de Glenn Kotche. A tábua de salvação dos Wilco podia ter sido o seu quarto álbum, mas a verdade é que as gravações de "Yankee Hotel Foxtrot" trouxeram ainda mais dissabores ao grupo de Jeff Tweedy. Recusando-se a mudar a sua música, de forma a torná-la mais comercial, como sugerira a Warner, os Wilco foram dispensados pela editora, acabando mais tarde por desembolsar meio milhão de dólares para reaver o disco. Uma digressão de promoção do registo, que na altura não tinha sequer sido editado, e o lançamento do mesmo pela Internet acabaram por chamar a atenção da Nonesuch, que colocou no mercado um dos melhores discos de 2002. O processo não decorreu, porém, sem baixas para os Wilco, que perderam o guitarrista Jay Bennett. Os altos e baixos decorrentes da gravação de "Yankee Hotel Foxtrot" foram, entretanto, registados por Sam Jones, realizador a quem fascinou a ideia de filmar uma banda a braços com um momento determinante da sua carreira. O documentário receberia o nome da primeira faixa do álbum, "I Am Trying To Break Your Heart", tendo tido uma passagem fugaz pelos cinemas norte-americanos. A banda-sonora de "Chelsea Walls", filme protagonizado por Ethan Hawke, foi outro dos veículos da criatividade de Jeff Tweedy, trabalho que o músico acabou ao mesmo tempo que "Yankee Hotel Foxtrot".
O grupo que colecciona comparações aos Beatles, Radiohead, Pavement e Whiskeytown assina um convincente conjunto de canções pop, nem sempre muito imediatas mas especialmente promissoras, no que respeita ao futuro de um grupo que esteve já demasiadas vezes na corda bamba. Um EP próprio e o projecto Loose Fur, no qual Jeff Tweedy e Glenn Kotche colaboram com Jim O'Rourke, dos Sonic Youth, foram os principais sinais de actividade dos Wilco depois de "Yankee Hotel Foxtrot", o disco no qual a banda reflecte, também, sobre o pós 11 de Setembro.Dois anos mais tarde, em 2004, chegou ao mercado o álbum "A Ghost Is Born", isto já depois de Tweedy ter passado por uma clínica de reabilitação devido à sua dependência de analgésicos. "Sky Blue Sky", um novo longa duração, chegou às lojas em 2007, dois anos antes do homónimo "Wilco".

Sem comentários: