sábado, 6 de dezembro de 2008

Smashing Pumpkins



Os Smashing Pumpkins acabam de apresentar, no myspace, o vídeo do novo single, 'G.L.O.W'. O tema foi criado para o jogo "Guitar Hero" e está disponível naquela página desde ontem. A banda de Billy Corgan celebra este ano o seu 20º aniversário. Para assinalar a data, além de uma digressão pelos EUA, com início em Outubro passado, o grupo editou também, recentemente, um documentário. "If All Goes Wrong", título do registo, documenta os 19 concertos que os Pumpkins fizeram em Ashville e São Francisco, em 2007, incluindo igualmente entrevistas com os membros da banda e outros músicos, como Pete Townshend dos Who, bem como testemunhos dos fãs.

A história dos Smashing Pumpkins iniciou-se em Chicago, corria o ano de 1988. James Iha foi o primeiro elemento a juntar-se a Billy Corgan, depois de ambos se terem conhecido numa loja de discos em segunda mão onde o futuro frontman dos Pumpkins trabalhava. Os outros dois membros residentes, D'Arcy e Jimmy Chamberlin, juntaram-se ao colectivo pouco tempo depois. A actividade da banda não podia ter tido um melhor começo, pois pouco tempo após o início das operações, tocaram num clube de Chicago a abrir um concerto dos Jane's Addiction.
O lançamento do single "I Am One", em 1990, foi a estreia em disco do agrupamento. O ritmo de vendas surpreendeu os mais cépticos, e alguns meses depois o disco esgotou. "Tristessa" constituiu mais um marco importante no caminho dos Pumpkins. As grandes editoras procuraram então, e a qualquer custo, conseguir o exclusivo da edição da obra dos Smashing.

"Gish", o primeiro longa duração dos Smashing Pumpkins, cotou-se como um dos melhores álbuns da altura, ofuscado em termos de números devido à loucura do grunge, com o lançamento de discos como "Nevermind" dos Nirvana ou "Ten" dos Pearl Jam. O relacionamento entre os membros da banda sofreu então algumas convulsões, depois do fim da relação entre Iha e D'Arcy, para além dos constantes episódios menos felizes relacionados com drogas protagonizados por Chamberlin.
Billy Corgan, que passou então também por um período menos bom, trabalhou dedicadamente com vista à criação de mais um conjunto de originais. A participação na banda sonora do filme "Singles" foi outro momento preponderante na carreira da banda de Chicago. Por fim, "Siamese Dream", lançado em 1993, entrou directamente para o décimo lugar do top americano e os singles "Cherub Rock", "Disarm" e "Today" passaram a ser verdadeiros hinos da banda.
Em 1995 os Smashing lançaram "Mellon Collie and The Infinite Sadness". A recepção ao disco não poderia ter sido mais entusiástica. O duplo álbum entrou de imediato para o primeiro lugar da tabela de venda americana e o sucesso superou o do seu antecessor com mais de quatro milhões de cópias vendidas, só nos Estados Unidos. Mas a senda de êxitos e triunfos da formação foi bruscamente interrompida com a morte por overdose do teclista Jonathan Melvoin.

Em 1998, os Pumpkins editaram um novo conjunto de originais. "Adore" foi como que uma desilusão se comparado a discos anteriores. Em 2000 chegou "Machina / The Machines of God", ao mesmo tempo que ocorreram novas mudanças na formação. D'Arcy abandonou o colectivo e acabou por ser substituída por Mellisa Auf Der Maur, e Jimmy Chamberlin regressou. O lançamento do álbum aconteceu numa altura em que Billy Corgan anunciou que os Smashing acabariam após a digressão promocional de "Machina...".
A promessa de Billy Corgan foi cumprida no final do ano. O último concerto da banda foi simbolicamente feito no Metro, um clube de Chicago onde tocaram, pela primeira vez, em 1988.
Uma espécie de álbum para mais tarde recordar foi editado em 2001. "Rotten Apples - Greatest Hits" reuniu os grandes êxitos e acrescentou ainda à colecção de muitos fãs um tema novo chamado "Untitled".
Em Abril de 2006, dar-se-ia o regresso. Billy Corgan e Jimmy Chamberlin contrataram novos membros: Jeff Schroeder (guitarra e vocais), Ginger Reyes (baixo e vocais) e Lisa Harriton (teclados e vocais) em 2007 para a turnê de divulgação do álbum Zeitgeist.

Sem comentários: