sexta-feira, 28 de novembro de 2008

John Lennon



Se fosse vivo, completaria este ano 68 anos. Nasceu em Liverpool no dia 9 de Outubro de 1940. John Lennon está para a música como Picasso para a arte. Como Bill Gates para a informática. Como Pelé para o futebol. Exagero? Talvez não. Não erramos muito se dissermos que se John não chegou à perfeição, então, esteve lá perto. Em 40 anos de existência, tornou-se numa lenda viva e eterna no mundo da música. Desde cedo começou a mostrar a sua veia musical, apesar dos muitos problemas familiares vividos na infância.
Não terá tido um início de vida propriamente feliz, pois aos quatro anos assistiu à separação dos seus pais. Coube-lhe a responsabilidade de escolher: ir com o pai para a Nova Zelândia ou ficar com a mãe, uma doméstica sem grandes posses. Apesar das dúvidas e incertezas até final, o calor maternal falou mais alto. Ainda assim, foi com a tia Mimi que John foi criado. Seguiu-se a escola, onde começou a dar nas vistas pelo seu arrojado gosto musical.

Como criança, John Lennon viveu sem grandes percalços. Nunca desesperadamente infeliz nem extremamente contente. Ficou conhecido como o rapaz que gostava de música.
Os anos foram passando até que algo súbito interrompeu a sua aparente acalmia: a sua mãe, que entretanto casara novamente, morreu antes dele completar 18 anos. Foi um período complicado para John, que se tornou numa pessoa amarga e anti-social.
Coincidência ou talvez não, aparece na sua vida o seu primeiro grande amor: Cynthia Powell, que seria a sua primeira mulher.
Aos 20 anos, e depois de fundar com o amigo Paul McCartney os Quarrymen, começa a ganhar prestígio. A estes dois juntam-se a George Harrison e Stu Stcliffe. O nome da banda foi mudado para The Silver Beatles. Peter Best junta-se à banda.
Segue-se a prova de fogo. Apesar de se conhecerem há algum tempo, agora tinham pela frente uma extensa digressão na Alemanha. Tocaram, empolgaram multidões, chegaram rapidamente ao estrelato. O regresso a casa não podia ter sido melhor - eram a banda do momento em Inglaterra.
"Love Me Do" foi o primeiro single, em 1962, o mesmo ano em que John casou com Cynthia Powell, que entretanto tinha engravidado. Stu Stcliffe morre e Peter Best é substituído na bateria por Ringo Starr.

É tempo de chegar o primeiro álbum, "Please Please Me". Em tempo de conflitos políticos e mudanças ideológicas, o disco atinge o top britânico, onde se mantém teimosamente por 30 semanas. O estilo moderno e livre da música dos Beatles é uma lufada de ar fresco em Inglaterra.
Ainda em 1962, John torna-se pai pela primeira vez, de um rapaz chamado Julian.
Nos anos seguintes, dedica-se também à escrita. "In His Own Write" foi o título do seu primeiro livro. É já em Londres que o músico conhece pela primeira vez as drogas. Depois de voltar a ver o pai, John mete a colher na controversa área da religião. A afirmação polémica de que os Beatles são mais conhecidos que Jesus Cristo não caiu bem entre muita gente, não só no Reino Unido, mas um pouco em todo o mundo.
Antes de Paul McCartney anunciar a sua saída da banda, em 1970, John envolve-se com Yoko Ono, que conheceu numa exposição, em 1966, provocando o divórcio com Cynthia Powell.
É já ao lado de Yoko que John lança a sua carreira a solo. Para trás tinham ficado os Beatles. Yoko Ono andava com John para todo o lado. Ambos começaram a fazer música, sob a designação de Plastic Ono Band. Concertos e festivais foi coisa que não faltou durante os primeiros anos da década de 70. O casal separa-se, alegadamente por motivos de pressão, e John volta ao álcool. 14 meses durou a separação.

Em 1975, e depois de já ter abortado espontaneamente, Yoko Ono dá finalmente à luz o primeiro filho do casal, Sean. John passa então a viver uma vida mais calma. Os últimos cinco anos da sua vida foram dedicados à família. Cuidar do filho e dar atenção aos interesses familiares estavam no topo das suas preferências. Pelo meio foi escrevendo e compondo alguns temas, que viriam a ser editados em forma de álbum, em 1980.
Quando começaram a surgir rumores sobre uma eventual reunião dos quatro elementos dos Beatles, John foi brutalmente assassinado, mesmo em frente ao seu apartamento, em Nova Iorque. Morreu horas depois num hospital da cidade, aos 40 anos.

1 comentário:

Sandra disse...

muito interessante este blog parabens :)