A 29ª edição do Festival Internacional de Cinema de Miami foi especialmente positiva para a produção cinematográfica portuguesa.
Assim, o filme Bonsái, do chileno Cristián Jiménez, arrebatou o prémio principal do certame ("Knight Foundation Ibero-American Competition prize"), correspondente ao valor de 30 mil dólares — trata-se de uma coprodução Chile/Argentina/França/Portugal, pertencendo a parte portuguesa à Ukbar Filmes; Bonsái recebeu ainda o prémio de argumento, de 5 mil dólares. A produção da Midas Filmes, Sangue do Meu Sangue, de João Canijo, obteve um dos prémios especiais do júri, de 5 mil dólares, tal comoVioleta Went to Heaven (Chile/Argentina/Brasil), de Andrés Wood.
O Festival de Miami é especialmente orientado para os filmes de expressão ibero-americana. Este ano, na secção de longas-metragens de ficção, estavam em competição doze títulos:
* Bonsái, de Cristián Jiménez (Chile)
* Sangue do Meu Sangue, de João Canijo (Portugal)
* Zoológico, de Rodrigo Marín (Chile)
* Pescador, de Sebastián Cordero (Equador)
* Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, de Beto Brant (Brasil)
* Madrid, 1987, de David Trueba (Espanha)
* La Voz Dormida, de Benito Zambrano (Espanha)
* Mejor no Hablar de Ciertas Cosas, de Javier Andrade (Equador)
* El Gato Desaparece, de Carlos Sorin (Argentina)
* Violeta se Fue a los Cielos, de Andrés Wood (Chile)
O palmarés completo pode ser consultado nas páginas do jornal The Miami Herald.
Sangue do Meu Sangue é uma estreia portuguesa de 2011, tendo sido lançada há poucos dias a sua edição especial em DVD. Quanto a Bonsái, chegará às salas portuguesas no próximo mês de Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário