quinta-feira, 21 de outubro de 2010

'The Town' por José Pedro Lopes

Ben Affleck é um nome de Hollywood com uma carreira no mínimo inconstante. Apareceu nos anos 90 como actor secundário e argumentista do oscarzidado "Good Will Hunting" de Gus Van Sant. Mas o que começara como uma jovem promessa do cinema indie anos mais tarde era o mediático marido da cantora Jennifer Lopez e protagonista de filmes tão absurdos e mal escolhidos como "Daredevil". Alvo de chacota nos anos 00, ele surpreendeu ao apresentar em 2007 a sua estreia na realização, "Gone Baby Gone": a crítica aplaudiu o filme e mais, notou que o forte era mesmo a realização de Ben.

Agora chega-nos "The Town", um filme que combina os três eixos fortes de Affleck. Ele volta a interpretar um simpático e pobre habitante dos subúrbios ,volta a escrever o guião (como em "Good Will Hunting") e continua a sua aventura na realização que tantos elogios lhe trouxe em "Gone Baby Gone". O resulto é mais que satisfatório: "The Town" pode nunca dar o salto para ser uma referência do drama de crime, mas é um filme feito não só com grande profissionalismo, mas com muito gosto.

Existem mais de 300 assaltos a bancos por ano, em Boston. E um bairro chamado Charlestown tem produzido mais assaltantes do que qualquer outro sítio nos EUA. Doug MacRay (Ben Affleck) e o seu melhor amigo Jem (Jeremy Renner) lideram um destes gangues que, no seu trabalho mais recente, fez uma refém durante algumas horas. Quando eles descobrem que a refém, de nome Claire, vive no seu bairro, eles decidem seguí-la de perto para saber o que ela sabe ou não. Mas Doug acaba por se apaixonar por ela...


Ben Affleck e Jeremy Renner dominam as atenções nas suas cenas juntos, bem escritas e muito bem actuadas. Affleck não é aqui um realizador de excessos (já não o era em "Gone Baby Gone"), mas dirige o filme com suavidade e com diversos pormenores de charme. "The Town" consegue manter-nos entretidos e envolvidos no drama das personagens, e oferece um bom par de momentos dramáticos que nunca puxam pela lágrima fácil. De notar a suave realização de um momento tão climático e intenso como o confronto entre Renner e Jon Hamm na recta final do filme.

No entanto, falta ao filme alguma audácia. Isto nota-se na personagem de Hamm (o Donald Drapper de "Mad Men") que fica muito aquém do potencial do actor. "The Town" tem um contexto promissor mas nunca é político como o clássico do crime "Chinatown". E constrói personagens, mas nunca é poético como "Heat" de Michael Mann ou dramaticamente denso como "Godfellas" de Martin Scorcese. Nem tem o arrojo de filmes indie como "Lock Stock and Two Smocking Barrells".

É, no final de contas, um filme competente e satisfatório... mas não tem a magia de um clássico. Uma pena, pois o Ben estava quase lá.



O melhor: Ben Affleck e Jeremy Renner fazem uma dupla divertida e cativante.

O pior: A recta final do filme não dá o salto para algo mais intenso.

A base: "The Town" é bem actuado e realizado, mas não nunca nos surpreende com a audácia de um clássico. Affleck é um grande realizador, mas ainda está a aquecer. 8/10

Sem comentários: