Esta é uma imagem que congrega algumas memórias preciosas e também delicados simbolismos.
Em primeiro lugar, porque serve de capa a Rock'n'Roll, álbum de John Lennon lançado há 35 anos (em Abril de 1975) e que encerra um período agitado da sua vida, envolvendo atribuladas gravações com Phil Spector, a separação/reconciliação com Yoko Ono e, enfim, o nascimento do seu filho Sean — Lennon só lançaria mais um disco, Double Fantasy, poucas semanas antes de ser assassinado (a 8 de Dezembro de 1980).
Depois, porque deparamos aqui com uma espantosa revisitação de canções de finais dos anos 50, começo dos 60, essenciais na formação e sensibilidade musical de todos os Beatles — o álbum abre com Be-Bop-A-Lula, clássico de Gene Vincent, e inclui, entre outros temas, Stand By Me (Ben E. King), You Can't Catch Me (Chuck Berry) ePeggy Sue (Buddy Holly).
Finalmente, a fotografia da capa, com Lennon agora encimado por um "Rock'n'Roll" em néon vermelho, remete para um passado original, sendo assinada por Jürgen Vollmer, fotógrafo que conviveu com os Beatles no seu período de Hamburgo — as três figuras em movimento são Stu Sutcliffe (o lendário "quinto Beatle", baixista da formação inicial da banda), Paul McCartney e George Harrison.
Sem comentários:
Enviar um comentário