2010 tem contado, quase pelos dedos, o número de discos verdadeiramente marcantes nascidos em terrenos indie rock. Mas tem agora em Halycon Diegest, o novo álbum dos Deerhunter, um argumento para contrariar a dieta de um ano que, discograficamente, tem de facto apontado os melhores momentos junto de outros caminhos… Dois anos depois de Microcastle é não apenas o mais “arrumado” dos álbuns do grupo como aquele que mostra uma mais apurada ideia de trabalho com a forma da canção (é, sublinhe-se, a sua melhor galeria de composições de sempre). O disco mostra contudo que Bradford Cox não é a única força criativa a ter em conta nos Deerhunter, cabendo ao guitarrista Lockett Pundt a partilha de atenções, do diálogo que assim se estabelece entre duas visões nascendo um disco que nos coloca perante um estimulante horizonte de possibilidades. Há uma ideia de assimilação de memórias na raiz da alma do disco, as recordações das pilhas de flyers que se amontoavam a anunciar concertos represenando um mote para a soma de experiências, dúvidas e sonhos que agora ganham forma em novas canções (uma vez mais a memória como motor de construção e não de nostalgia de cabeça apontada ao que já passou). Das genéticas new wave de um Desire Lives às filigranas de micro-electrónica deHelicopter, caminhando por frequentes incursões por heranças do psicadelismo,Halycon Digest é um disco menos assombrado e, de entre a discografia dos Deerhunter, o seu momento mais tranquilo. A produção não contraria em nada a personalidade de uma identidade criativa que, na verdade, se mostra aqui apenas mais clara e comunicativa. As canções exalam um sentido de familiaridade, ao mesmo tempo que nos confrontam com uma sede de descoberta. Tal como vimos nos Animal Collective depois de Sung Tongs, desde Microcastle os Deerhunter dão sinais de uma maior focagem nas suas ideias. Se este é, apanhando a boleia da comparação, o seuFeels, ficamos, com entusiasmo, à espera dos episódios seguintes… Um dos grandes discos do ano, sem dúvida!
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