domingo, 26 de fevereiro de 2012

84.ª cerimónia da entrega dos Oscars




Billy Cristal regressa como anfitrião pela nona vez e Tom Hanks, Angelina Jolie, Halle Berry, Tom Cruise, Penelope Cruz, Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Emma Stone e o elenco de A Melhor Despedida de Solteira estão entre os apresentadores da 84.ª cerimónia da entrega dos Oscars.

À boa maneira americana, o espetáculo começa com o desfile das estrelas na red carpet, onde a elegância deles e os vestidos delas vão encher as páginas das revistas nos próximos dias. Mas, na edição deste ano, há algumas curiosidades. São apenas nove os candidatos a melhor filme (e não dez), há cinema mudo e a preto e branco (O Artista) e há franceses entre os nomeados (Michel Hazanavicius, nomeado na categoria de Melhor Realizador, e Jean Dujardin, nomeado na categoria Melhor Ator). Há dois atores com 82 anos que podem ganhar o Oscar de Melhor Ator Secundário: Max von Sidow, no filme Extremamente Alto, Incrivelmente Perto, que se estreia no nosso país a
1 de março, e Christopher Plummer, em Beginners - Assim é o Amor. Tintin, de Spielberg, não consta das nomeações para Melhor Filme de Animação e são apenas duas músicas que concorrem na categoria de Melhor Canção Original.


Hugo, de Martin Scorsese, e O Artista, de Michel Hazanavicius, são os filmes que dominam as nomeações, totalizando 21 - Hugo com 11, O Artista com 10.
Nomeada, este ano, pelo seu papel em A Dama de Ferro, Meryl Streep ganhou o Oscar de Melhor Atriz com A Escolha de Sofia, em 1982. Trinta anos depois, será que vai levar a estatueta dourada para casa?


A TVI transmite a cerimónia madrugada dentro, a partir da 1 hora do dia 27 de fevereiro.


Sem comentários: