O clássico 'Money For Nothing', dos Dire Straits, foi banido das rádios canadianas devido ao teor homofóbico da letra. Em causa está o uso repetido da palavra «faggot» (termo depreciativo para os homossexuais). A decisão foi tomada pelo Canadian Broadcast Standards Council (CBSC), depois de uma queixa de um ouvinte.
Com mais de 25 anos de airplay, a letra de 'Money For Nothing' foi considerada «inaceitável e anti-ética» pelas autoridades competentes no Canadá.
A banda já reagiu pela voz do teclista Guy Fletcher: «parece-me que o Canadá poderia banir 75 por cento das nossas gravações. Que desperdício de papel. Deves ter a possibilidade de escrever uma canção ou um poema com a linguagem que as pessoas usam no dia-a-dia. 'Money For Nothing' não celebra o insulto. O Mark Knopfler usou o inglês norte-americano do quotidiano para descrever um trabalhador sem nada no cérebro que trabalha num departamento de hardware. Ver a CBSC a decretar uma medida como esta, ignorando completamente o contexto da letra, diz muito sobre a sociedade em que estamos a viver», diz Flecther citado pelo The Guardian.
Os fãs também já se fizeram ouvir, mandando várias petições ao CBSC, a qual se mantém firme: «não nos importa o número de queixas. Toda a gente caiu em cima de nós por causa disto, mas nós achamos que é a melhor decisão. Esta é uma palavra que não tem qualquer lugar no nosso espaço radiofónico», comentou Ronald Cohen, o homem forte do CBSC.
Aqui ainda não chegou a censura ...you faggots!
Sem comentários:
Enviar um comentário